Escurinho - O grande talismã do Internacional na década de 70

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Escurinho fez gols importantes com a camisa do Colorado

Um dos grandes talismãs da história do Internacional completaria hoje 72 anos. Luís Carlos Machado, mais conhecido como Escurinho, nasceu em Porto Alegre no dia 18 de janeiro de 1950. Escurinho, colorado declarado, chegou no clube aos 11 anos, e lá continuou por muito tempo, até estreiar no profissional em 1970 e se tornou um grande talismã para o time gaúcho.

No começo, o meia ofensivo, que pisava na área e tinha uma cabeceio muito bom, ainda estava imaturo quando subiu para o profissional. A diretoria colorada percebeu que o meia precisava de rodagem, e em 1971 ele foi emprestado para clubes menores e voltou em 1972.

A partir da sua volta, Escurinho já tinha uma bagagem melhor e com isso conseguiu jogar mais vezes pelo clube, se tornando o 12° jogador ou o talismã. O meia sempre que entrava ajudava o Colorado a conseguir vitórias importantes e assim o clube foi empilhando títulos estaduais.

Além de jogador, o meia também se arriscava na música, Escurinho gravou um vinil em meados da década de 70. Ele compunha sambas com alguns músicos do MPB, como Wilson Ney e Bedeu. Junto com as boas músicas, os títulos continuaram vindo, e a casa ano o meia conquistava mais a torcida e a diretoria.

Com seis títulos seguidos estaduais (1970-1975), ainda faltava ganhar algo nacional para o Colorado, e isso aconteceu em 1975. Com grandes atuações da equipe gaúcha e do Escurinho, o colorado espandiu sua soberania estadual para Nacional, se tornando Campeão Brasileiro

Na temporada seguinte, o Inter manteve o rendimento, e novamente conquistou o estadual e também o Campeonato Brasileiro. Com todos os títulos conquistados, o Escurinho entrava cada vez mais para a história com clube, ainda mais entrando em partidas fundamentais e fazendo a diferença para o colorado, as vezes com gols e outras com assistência. Um grande lance que demonstrava o talismã, foi na semifinal do Brasileirão de 1976, quando Escurinho entrou contra o Atlético Mineirinho e protagonizou um golaço, em uma bela jogada com Falcão.


Escurinho se aproximava da sua última temporada pelo Internacional. Em 1977 o Inter acabou não conquistando nenhum título e no final da temporada o meia atacante acabou se despedindo do clube de coração, e se transferiu para o Palmeiras, clube em que o atacante ficou apenas uma temporada.

O meia atacante se despediu dos gramados em 1986, e o seu último clube foi o Avenida. No dia 27 de setembro de 2011, Escurinho que deixou tantas histórias e músicas, foi vítima de uma parada cardíaca, ele já sofria de problemas com a diabetes e estava internado desde abril no Hospital das clínicas de Porto Alegre, onde passou por uma cirurgia de amputação da sua perna esquerda em 2009.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações