Com ex-presidente como treinador e filosofia diferente, Manthiqueira é destaque no Esporte Espetacular

Com informações do GE.com
Foto: reprodução

Dado Oliveira agora é treinador e foi destaque no Esporte Espetacular

Quem acompanha as divisões de acesso do futebol paulista ao menos já ouviu falar na Academia Desportiva Manthiqueira. O clube foi fundado pelo ex-militar e graduado em Filosofia Dado Oliveira, que agora assumiu a função de treinador e foi tema do programa Esporte Espetacular, neste domingo, dia 16, na Rede Globo.

O Manthiqueira é um clube pequeno sediado na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo, mas comandado por um homem que pensa e sonha longe. Dado Oliveira era presidente da equipe até decidir deixar o cargo em dezembro do ano passado para assumir o desafio de ser treinador pela primeira vez. Inspirado pelo Carrossel Holandês, que ficou famoso na Copa de 1974, o ex-dirigente não quer formar um time apenas de operários da bola.

Apesar do desempenho ruim da equipe na Copa São Paulo – três derrotas em três jogos –, Dado não se abala. Filósofo de formação e responsável por gerir o clube há anos, o hoje treinador usa frases e conceitos de nomes famosos da filosofia para inspirar os atletas e até criou uma modalidade de treino até então inédita, o coletivo sem bola.

É isso mesmo. Dado escolhe os 11 titulares, organiza a equipe em campo e apita o início do treino, mas tudo isso sem a bola. Pode parecer estranho, mas ele e os jogadores aprovam a ideia. E essa é apenas uma das "invenções" do treinador, que foi tema de reportagem do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, no domingo.

Funções - A presidência do clube ficou com o seu filho, Margelo de Oliveira, já que o Regulamento Geral de Competições da Federação Paulista de Futebol não permite que dirigentes façam parte de Comissões Técnicas. E assim, Dado pôde comandar a Laranja Mecânica na Copinha.


Apesar de ter ido mal na edição de 2022 da Copa São Paulo, o Manthiqueira já conseguiu passar de fase em algumas oportunidades. Porém, o seu maior feito foi em 2017, no profissional, quando conquistou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o quarto estágio do futebol do estado. Apesar de ter sido rebaixado no ano seguinte, na Série A3, o time ficou perto de repetir o feito em 2020, quando foi semifinalista da Segundona.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações