Alberigo Evani e sua ótima passagem pelo Milan, com títulos e gols importantes

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Evani atuando pelo Milan

Um dos grandes jogadores da história do Milan faz aniversário. Alberigo Evani, que completa 59 anos, é nascido no dia 1 de janeiro de 1963, em Massa, na Itália, foi achado pelo Milan logo aos seus 14 anos, e começou a chamar a atenção na base do clube. A partir de 1980 o jogador subiu para o profissional, e começou a construir sua história no clube.

Com a subida do jovem profissional, o Milan não passava por uma fase de vitória, pelo contrário, vivia momentos difíceis. O grande time passava por uma situação complicada, jogando a Série B do Campeonato Italiano, após a punição por envolvimentos de jogadores no escândalo Totonero.

Após uma ano na série B, o clube voltou, e o no ano seguinte novamente caiu, nesse período Evani começou ganhar seu espaço na lateral esquerda, se tornando titular da equipe. A partir desse momento, o jovem de 19 anos começou a ser chamado para a Seleção Italiana Sub-21, por onde disputou a Eurocopa da categoria, em 1984.

Com a fase do Milan ruim, o jogador continua chamando a atenção, e as coisas começaram a tomar novos rumos com a chegada Berlusconi no poder em 1986 ao clube. Mas nesse mesmo ano o lateral acabou sofrendo com uma lesão, que o tirou por bastante tempo dos gramados. Com a sua ida ao departamento médico, abriu espaço para outra jóia revelado pelo clube: Paolo Maldini.

Mesmo com a volta de lesão, e Paolo tendo um bom desempenho, Evani não perdeu espaço, mas acabou trocando de posição para se manter como titular. O lateral passou a jogar no meio campo, e teve aí começou os melhores momentos de sua carreira. O novo meia se adaptou muito bem com a forma de jogar de Sacchi no 4-4-2.

Com o novo momento do Milan, a fase vitoriosa voltou, e nesse período os grandes títulos vieram. Na temporada de 1989 aconteceram os dois principais gols da carreira de Evani. Os dois foram de falta, com a alta potência no chute, o primeiro ocorreu contra o Barcelona, no jogo da decisão Supercopa da UEFA e, dias depois, na final do Mundial de Clubes, contra o Atlético Nacional, a partida já na prorrogação, o meia acertou uma excelente batida e marcou o gol do título.

No ciclo do treinador Sacchi, onde ocorreu os melhores momentos da carreira de Evani, e sua ida para o meio, o jogador conquistou muitos títulos. Foram duas vezes campeão da Copa dos Campeões, da Supercopa Europeia e do Mundial, em 1989 e 1990, além do título da Série A e uma Supercopa Italiana em 1988.

Com a chegada do novo treinador, Capello, em 1991, o jogador novamente foi mudado de função, agora passaria a jogar como meia centralizado. Com a mudança, Evani não conseguiu se adaptar muito bem, e acabou perdendo espaço no time titular do Milan. A falta de minutos, afetaria o jogador na Seleção Italiana, pois o jogador queria disputar a Copa do Mundo de 1994, e estava fazendo parte daquele elenco.


Com todos os problemas no Milan, pela falta de espaço depois da chegada do novo treinador, o meia acabou tendo que procurar outro clube para poder jogar, e continuar a ser convocado para seleção. O jogador se transferiu para a Sampdoria em 1993, o atleta deixou o Milan após 393 partidas.

O técnico da seleção era o Sacchi, e com a ida do jogador para a Sampdoria, continuou sendo convocado e conseguiu ir para a Copa do Mundo, conseguindo chegar até a final contra o Brasil, onde acabou perdendo nos fatidicos pênaltis, o meia bateu e converteu o dele.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações