A passagem do volante Chicão pelo Santos

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Chicão passou pelo Santos entre os anos 1981 e 1982

Nascido em Piracicaba, cidade localizada no interior do estado de São Paulo, Francisco Jesuíno Avanzi, popularmente conhecido como Chicão, estaria completando 73 anos de idade neste domingo, dia 30 de janeiro de 2022, se estivesse vivo. Por este motivo, hoje vamos relembrar a passagem do volante pelo Santos, que aconteceu entre 1981 e 1982.

Chicão começou sua carreira como jogador de futebol profissional no XV de Piracicaba em 1968, passou pela União Agrícola Barbarense, retornou ao Nhô Quim, foi para o São Bento, Ponte Preta, São Paulo, onde fez muito sucesso nos anos 70, e por ter ido para a Copa de 1978 e ainda jogou no Atlético Mineiro de 1980 a 1981. Neste mesmo ano Chicão assinou contrato com o Santos no mês de setembro.

Em seu primeiro ano com a camisa do Alvinegro Praiano, jogou 11 partidas. Ajudou o time da Baixada Santista a chegar até as oitavas de final, quando sua equipe foi eliminada pelo São Paulo no mata-mata do Brasileirão. Em 1982, o Santos não conseguiu ser campeão paulista e também ficou longe de fazer uma boa campanha no campeonato nacional.

Ao longo da sua passagem, Chicão disputou um total de 33 partidas com a camisa santista. Apesar de ser pouco lembrado pela torcida do Alvinegro da Vila Belmiro, demonstrava muita vontade enquanto prestou serviços ao clube Praiano.


Depois de jogar pelo Santos, Chicão foi emprestado ao Londrina. Quando seu empréstimo com o time paranaense terminou, o volante ameaçou anunciar aposentadoria caso o Alvinegro não o desse o passe livre para procurar um novo clube. Ainda defendeu o Botafogo de Ribeirão Preto e o Corinthians de Presidente Prudente antes de encerrar a sua carreira como jogador de futebol profissional aos 37 anos após jogar no Mogi Mirim entre 1984 e 1986.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações