Sevilla e Betis mostram força da Andaluzia em La Liga

Por Lucas Paes
Foto: Marcelo del Pozo/ Reuters

Betis e Sevilla estão no G4 da La Liga

Nos últimos anos, o Sevilla se tornou uma força do futebol espanhol e consolidou um domínio principalmente na Europa League, onde é o maior campeão, o que não faz com que seja surpreendente seu bom desempenho no Campeonato Espanhol desta temporada. Já o Betis, claudicante nos últimos tempos, já vinha de um bom sexto lugar em 2020/2021 e nesta temporada faz grande campeonato. Os times andaluzes, ambos da cidade de Sevilha, ocupam a segunda e a terceira colocação da La Liga, atrás apenas do absurdo Real Madrid.

Dificilmente Real Betis e Sevilla ficam bem posicionados numa mesma temporada. Ambas as equipes não são historicamente forças do futebol espanhol. Tanto rojiblancos quanto blanquiverdes possuem apenas um título nacional, no caso dos "Reis da Europa League" ele ocorreu nos anos 1950, enquanto os alviverdes ganharam nos anos 1930. Nos últimos anos, porém, o lado vermelho tem mais motivos para comemorar, quase sempre fazendo boas campanhas na La Liga.

Na temporada 2021/2022, porém, Sevilla e Betis fazem ambos grande campeonato. Os Palanganas, comandados por Lopentegui, que ocupam a vice-liderança, só estão abaixo do Real Madrid e possuem em seu elenco vários nomes de peso que ajudam a concretizar as boas partidas ao longo da La Liga. Papu Gomez, destaque da Atalanta, se juntou neste ano a jogadores do tarimbo de Rakitic, Lamela, Delaney, Montiel, Ocampos entre outros. Surpreende inclusive que a equipe tenha uma eliminação precoce na Liga dos Campeões, já que era uma das favoritas em seu grupo.

O Betis, por sua vez, não vê uma posição de G4 na liga desde que Ricardo Oliveira ainda jogava (e como jogava) por lá, na temporada 2004/2005. Os Gloriosos possuem em seu elenco nomes como Fekir, Bellerin, Joaquín, o goleirão Bravo, entre outros, que são comandados pelo consagrado chileno Manuel Pellegrini, dono de um currículo extenso, com conquistas no Manchester City, bom trabalho no Málaga, entre outros. O time venceu, por exemplo, o Barcelona dentro do Camp Nou.


A história pode muito bem ser escrita nesta temporada. Real Betis e Sevilla jamais se classificaram juntos a Liga dos Campeões, porém, o feito parece muito próximo de ambos nesta temporada e, ao que tudo indica, acontecerá. Restará agora aguardar para saber se as boas campanhas seguirão e consumarão os dois principais times da Andaluzia pela primeira vez na maior competição de clubes do planeta.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações