O Atlético Mineiro campeão brasileiro de 1971

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Dadá foi heroi do Galo no título de 1971

Em 2021, o Clube Atlético Mineiro voltou a vencer um Campeonato Brasileiro após 50 anos da sua primeira conquista. No ano de 1971, o Galo não era considerado o principal favorito a levar o título, mas superou as expectativas e levou o caneco para Minas Gerais.

Naquele ano, a principal competição do país era organizada pela Confederação Brasileira de Desportos e foi dividida em três fases. Na primeira o campeonato contava com 20 clubes que foram separados em duas chaves. O time mineiro ficou na segunda colocação do Grupo B, terminando apenas atrás do Grêmio.

Na fase seguinte, restaram doze equipes, que mais uma vez foram divididas em dois grupos. Com a excelente campanha, o Atlético Mineiro superou, em turno e returno, times que tinham muita força como Santos, Internacional e Vasco, conseguindo assim avançar para o Triangular Final da competição.

Já na fase decisiva do campeonato, o Galo teve de enfrentar São Paulo e Botafogo para garantir o título. O time de Belo Horizonte teria apenas dois jogos pela frente. No primeiro, Oldair marcou o gol alvinegro aos 30' do segundo tempo para garantir a magra vitória atleticana pelo placar de 1 a 0 no Mineirão sobre o time da capital paulista.

Na última partida, o Atlético Mineiro precisava de apenas um empate para conquistar a taça, já que na rodada anterior, o Botafogo acabou sendo goleado pelo São Paulo por 4 a 1. Como a equipe paulistana não teria mais nenhuma partida para fazer no triangular final, o clube preto e branco vinha com uma ampla vantagem para o embate decisivo.

Para este confronto final, o Galo foi a campo com o seguinte time: Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião. Este jogo aconteceu no estádio do Maracanã, dia 19 de dezembro.


O nome do gol do Atlético foi Dario, popularmente conhecido como Dadá Maravilha, que foi o artilheiro do campeonato, com um gol de cabeça. O centroavante aproveitou belíssimo levantamento de Humberto Ramos na marca dos 16 minutos do primeiro tempo e balançou as redes do time alvinegro carioca.

Ao final da competição, o Galo conquistou o Brasileirão pela primeira vez na sua história. Terminou a sua trajetória com 34 pontos em 27 jogos na classificação geral da competição. Foram 12 vitórias, 10 empates e cinco derrotas ao longo da vitoriosa campanha. De quebra, o Atlético Mineiro garantiu vaga na Copa Libertadores da América do ano seguinte junto do São Paulo, que foi o vice campeão nacional de 1971.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações