Marcelo Salas e seu grande início na Universidad de Chile

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Marcelo Salas em uma de suas primeiras apresentações pela La U

Hoje um dos grandes atacantes do futebol chileno e da América do Sul completa 46 anos. José Marcelo Salas Melinao, mais conhecido como Marcelo Salas, nasceu no dia 24 de dezembro de 1974 em Temuco, no Chile. Um ótimo atacante, que ficou marcado como "El Matador", por seu grande faro de gols, teve passagens por times gigantes, mas tudo começou na Universidad de Chile.

O jogador que nasceu em Temuco, começou a jogar na base no time da cidade, mas graças ao seu pai, ele foi para Santiago para ser incorporado na La U, e a partir desse momento Salas começou a ter destaque no futebol. Seu primeiro jogo pelo clube aconteceu em 1993.

A partir de 1994, já no começo do ano, Salas se tornou titular no dia 4 de Janeiro contra o Cobreloa, onde marcou um gol. Mas ainda o atacante não era o titular absoluto do time, mas se consolidou em uma partida contra o Colo Colo no Estádio Nacional, onde marcou um Hat-Trick na vitória por 4 a 1.

Depois da sua consolidação, o jogador começou chamar cada vez mais a atenção, e estava ajudando muito o clube na campanha do Campeonato Chileno. Depois de alguns gols, a torcida o apelido de "El Matador" (que no português é O Matador), por sua grande frieza na frente do gol para finalizar.

Com um futebol impressionante, Salas começou a chamar a atenção de grandes clubes, e já na segunda temporada pelo La U, o atleta ajudou a equipe a ser Campeão Chinelo, anotando 27 gols. E no ano seguinte, as coisas não seriam diferentes, o atacante continuou marcando gols e levou novamente a Universidad de Chile a conquistar o Bi Campeonato Chileno com 17 gols.

Já nos seus meses finais pelo clube, em 1996, Salas não levantou nenhum troféu pois saiu antes do final da competição nacional, mas participou da grande campanha da La U na Copa Libertadores. O atacante deixou o clube com 76 gols marcados e uma história belíssima, e foi transferido para o River Plate no segundo semestre do ano.


Além das conquistas em grupo, com o time Chileno, Salas também teve ótimos prêmios individuais. A IFFHS (Federação Internacional de História e Estáticas do Futebol) deixou o chileno em 3 lugar entre os maiores avançados da América do Sul da década 90, onde subiu ao pódio junto com Ronaldo e Romário.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações