A curta passagem de Paulo Borges pelo Palmeiras

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Paulo Borges teve uma curta passagem pelo clube Alviverde em 1971

Nascido na cidade de Itaocara, cidade localizada na região Noroeste do estado do Rio de Janeiro, Paulo Luís Borges, popularmente conhecido apenas como Paulo Borges, estaria completando 77 anos de idade neste dia 24 de dezembro. Por isso, hoje faremos uma recordação da curta passagem do ponta-direita pelo Palmeiras.

Após jogar em clubes como Bangu, de 1962 a 1967, e no Corinthians entre, 1968 e 1971, Paulo Borges foi emprestado ao Palmeiras. Antes de se transferir para o Verdão, o atleta havia feito um dos gols mais marcantes do Timão. É considerado como um dos grandes responsáveis pela quebra do longo tabu de 11 anos, que o clube da capital paulista não vencia o Santos. O histórico confronto aconteceu no 6 de março de 1968, dia em que o Coringão venceu a equipe santista pelo placar de 2 a 0 no Pacaembu.

Naquela ocasião, a chegada de Paulo Borges ao Palmeiras acabou movimentando outros acordos entre os dois grandes rivais. Como o Corinthians demonstrava interesse em contratar o zagueiro Baldochi que estava no time palestrino, o atacante e o zagueiro Polaco foram cedidos ao Palmeiras.

Apesar de ter conseguido atravessar uma boa fase no Timão, Paulo Borges não conseguiu ter uma grande sequência no time alviverde. No total, Risadinha fez apenas 11 jogos com a camisa palmeirense e marcou apenas um gol.

No ano de 1972, o atleta acabou sendo acusado de cometer atos indisciplinares no Verdão. Na ocasião, Paulo Borges foi para o Rio de Janeiro para enfrentar o América-RJ, e acabou não voltando para São Paulo com o resto da equipe.

Para se defender das acusações, o jogador afirmou que solicitou uma autorização junto da comissão técnica, já que ele queria ficar em sua terra natal para visitar sua família. Quando o período de empréstimo de Risadinha junto do Palmeiras foi encerrado, ele foi devolvido ao Timão.


Na sequência de sua carreira, retornou ao Corinthians e ainda defendeu o Nacional de Manaus. Encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional no Vasco em 1975. No dia 15 de julho de 2011, Paulo Borges veio a falecer com 66 anos de idade. O ex-jogador estava internado no hospital Paulistano, localizado na capital paulista e acabou sendo vítima de um câncer no pulmão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações