Há 64 anos, São Paulo conquistava o Campeonato Paulista debaixo de garrafadas

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo Histórico do São Paulo FC

São Paulo campeão do Campeonato Paulista de 1957 na 'Tarde de Garrafadas'

Neste dia 29 de dezembro em 2021, se completam 64 anos anos que o São Paulo se sagrou campeão paulista de 1957. Naquele ano, o Tricolor conquistou o oitavo título estadual na sua história ao vencer o Corinthians pelo placar de 3 a 1 na final. Este clássico Majestoso ficou marcado não só pelos ídolos que estavam em ação e por conta dos gols, já que houve muita confusão no Pacaembu.

Na primeira fase do campeonato, todos os 20 clubes participantes teriam de se enfrentar entre si em um único turno. Após a realização das 19 rodadas, o time da capital paulista terminou na quinta colocação da tabela de classificação com 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, somando assim 25 pontos. Com isso, foi uma das agremiações que avançariam para a Série Azul, podendo continuar na briga pelo título.

O Tricolor Paulista era comandado por Béla Guttmann, um treinador húngaro que havia chegado ao clube naquele mesmo ano. Apesar da dificuldade que o clube atravessou no início da competição, o time do Morumbi conseguiu se classificar com quatro pontos a mais que o Botafogo, 10º colocado que precisou enfrentar o Noroeste em um jogo de desempate para saber quem seguiria para brigar pelo título e quem lutaria contra o rebaixamento.

No decorrer do campeonato, diretoria ainda trouxe Zizinho por empréstimo. Apesar do atleta ter 37 anos, ainda era considerado o maior craque do futebol brasileiro na época. No dia 10 de novembro, estreou com uma vitória sobre o Palmeiras por 4 a 2. Já no segundo turno da fase decisiva, o São Paulo aplicou mais goleadas nos quatro jogos seguintes. Inclusive, uma foi sobre o Santos pelo placar de 6 a 2.

O Corinthians conseguiu manter a boa campanha na fase decisiva e sustentou sua sequência invicta de 35 jogos, que durou até a penúltima rodada. O Timão ganhou a Taça dos Invictos, em um confronto diante do Santos de maneira bastante dramática, com o gol de empate acontecendo no apagar das luzes.

Seria no dia 23 de dezembro que o campeonato ficaria embolado graças à uma vitória do Santos por 1 a 0 sobre o São Paulo na Vila Belmiro. Após isso, tanto o Tricolor quanto o Timão estavam com 28 pontos, e sendo perseguidos pelo Santos, que tinha 27. Na última rodada, os dois líderes teriam um confronto direto entre eles. Com isso, o panorama para o último jogo era o seguinte: caso são paulinos e corintianos empatassem, e o Alvinegro Praiano vencesse o Palmeiras, haveria um tríplice-empate, já que as três equipes ficariam com 29 pontos. Com isso, seria forçada uma decisão.

No dia 28 de dezembro, o Santos conseguiu fazer o seu dever de casa em goleou o Verdão pelo placar de 4 a 1. São Paulo e Corinthians entrariam  em campo no Pacaembu com os nervos aflorados de ambos os lados. Além do fato de um título estar em jogo, havia assuntos mal resolvidos dentro de campo. Na partida do primeiro turno, o lateral Alfredo Ramos do Corinthians tinha acabado de ser contratado do São Paulo e sofreu uma fratura na perna após um choque normal de jogo com Maurinho, atleta são paulino. Após isso, Luizinho e o Gino Orlando trocaram farpas até o encerramento do clássico. No dia seguinte, Gino e outros atletas tricolores foram visitar ao hospital para visitar Alfredo, mas na saída, Luizinho se encontrou com os jogadores e acertou uma tijolada na testa de Gino.

Todo aquele nervosismo típico de começo de jogo só começou a aparecer quando o São Paulo abriu o marcador, com gol de Amaury na marca dos 17' do segundo tempo. Com o placar desfavorável, o Corinthians tentou reagir mas só abriu espaços para o Tricolor Paulista ampliar Canhoteiro dois minutos depois o primeiro gol. Pouco tempo depois, Rafael acertou um belo arremate de bicicleta e diminuiu a vantagem para o alvinegro, que começou a impor uma pressão sobre o time do Morumbi.

Justamente quando o clube do Parque São Jorge parecia perto do empate, Maurinho fechou o caixão do Timão ao marcar o terceiro tento são paulino aos 34' de bola rolando. Para muitos, o último gol da partida foi irregular porque o atleta Tricolor estaria em uma suposta posição de impedimento, que não foi assinalada pelo bandeirinha inglês Lynch. Há também especulações de que o auxiliar teria provocado o goleiro Gylmar antes e depois da jogada.


No fim, São Paulo conquistou o título paulista, mas não fez a tradicional volta olímpica. O principal motivo foi pela torcida do Corinthians estar  revoltada com o lance do último gol são paulino e começar a arremessar garrafas em direção ao gramado do Pacaembu. Por isso, este episódio ficou marcado na história como "A Tarde das Garrafadas". Este foi o último campeonato que o Tricolor Paulista venceu antes do jejum de 13 anos sem ganhar nada.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações