Há 26 anos, Giovanni escrevia um recital de nota 10 na Placar diante do Fluminense

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Giovanni acabou com o jogo diante do Fluminense

O dia 10 de dezembro de 1995 é um dos mais marcantes da história do Santos Futebol Clube. Naquele dia, diante de um Pacaembu abarrotado, um paraense que vestia a 10 que um dia foi de Pelé fez a partida de sua vida e ajudou o Alvinegro Praiano a reverter um 4 a 1 do Fluminense, transformando em um 5 a 2 para o Santos. Numa época onde as notas da Revista Placar eram rigorosas, o Messias alvinegro tirou uma nota 10, num perfeito recital.

O Peixe chegava ao Pacaembu precisando vencer por três gols de diferença para obter a classificação a decisão do Campeonato Brasileiro de 1995. Havia sofrido uma sonora derrota por 4 a 1 no primeiro jogo no Maracanã. A torcida santista não perdeu a esperança e lotou o próprio da municipalidade paulistana e Giovanni presenteou a massa santista como poucas vezes se viu na história do futebol.

Naquele dia, o camisa 10 santista fez a partida de um perfeito falso 9. O Peixe entrou em campo no 4-4-2 que na verdade era um 4-3-3, onde Giovanni fazia a função de centroavante, com Marcelo Passos e Macedo "revezando" numa das pontas e Camanducaia fazendo o outro lado. Foi assim que Cabralzinho quebrou completamente a defesa do Tricolor Carioca.


Quase tudo que o Santos produziu naquele dia passou nos pés de seu camisa 10. Seja em lances que ele criava ou quando ele, como já dito, fazendo a função do falso nove, se movimentava e deixava o espaço do meio aberto para alguém entrar. Quase sempre sendo parado com faltas, Giovanni acabou não sendo tão crucial no lance que gerou o pênalti para o Peixe. Gallo deu um lançamento perfeito para Camanducaia, que entrou nas costas da defesa do Fluminense e foi derrubado. Giovanni bateu com perfeição para fazer 1 a 0. O segundo gol vem diretamente da genialidade do camisa 10, que se movimenta em meio a um espaço na defesa tricolor, domina a redonda já adiantando ela para a conclusão para as redes. Santos 2 x 0 Fluminense e o Peixe ficaria em campo no intervalo.

O recital de G10 continua no segundo tempo. O terceiro gol santista parte diretamente de uma ação perfeita de Giovanni, que recebe de Marcelo Passos, domina e já lança Macedo, que corta para o meio e marca o terceiro. Mesmo quando as genialidades do 10 santista não geravam gol, geravam lances perigosos, como quando ele lança Macedo e ele obriga Wellerson a fazer uma defesaça. O quarto gol acontece quando o Messias abre na ponta direita, recebe lançamento e causa um caos na lateral da defesa tricolor antes de tocar para Camanducaia, sem goleiro, para marcar o quarto gol.


O quinto gol do Santos merece um parágrafo a parte pela genialidade da dupla Giovanni-Marcelo Passos. Já com um a menos no jogo, o Alvinegro Praiano mais se defendia e procurava manter a posse quando podia. Até que G10 recebe uma bola cercado por três marcadores e observa Marcelo passando em velocidade, de calcanhar, ele mata completamente a marcação do Flu e deixa um latifúndio para Marcelo Passos, que avança um pouco e acerta um lindo chute para marcar o quinto gol santista. Dois gols e três assistências na conta do camisa 10 do Alvinegro Praiano. O Fluminense até faria o segundo, mas nada adiantaria.

Não foi a toa que ele recebeu nota 10 da revista Placar. Todas as ações ofensivas de perigo do Santos passavam por Giovanni, que aproveitou-se do posicionamento diferente para destruir completamente o sistema defensivo do Fluminense. Naquele dia, o Messias deu uma aula de futebol que justificava porque ele era o melhor jogador do campeonato. O Peixe estava na final depois de doze anos. Passariam anos até algum santista ter atuações de nível semelhante em jogos de tamanha importância, até Robinho e Fábio Costa garantirem o título de 2002 ao Alvinegro Praiano. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações