Há 25 anos, Lusa vencia o Grêmio no primeiro jogo da final do Brasileirão 1996

Com informações da Folha de São Paulo
Foto: arquivo

Disputa de bola no Morumbi

Na noite de 11 de dezembro de 1996, no Morumbi, Portuguesa e Grêmio faziam o primeiro jogo da decisão do Brasileirão daquele ano. A Lusa foi melhor na partida e venceu pelo placar de 2 a 0, mas quis o destino que o título, na segunda partida, não ficasse com a equipe Rubro Verde.

Mesmo tendo passado em oitavo na primeira fase, a Lusa passou com propriedade pelos mineiros Cruzeiro (que tinha a melhor campanha) e Atlético. Já o Grêmio, sexto na etapa inicial do certame, eliminou Palmeiras e Goiás.

O Morumbi foi pintado de vermelho e verde, com quase 40 mil pessoas, capacidade máxima da época, já que o estádio estava passando por obras de estrutura já a quase um ano (o estádio só seria liberado em sua totalidade em 25 de janeiro de 1998). Muitos corintianos, palmeirenses sãopaulinos e santista foram torcer pela Lusa.

Em um gramado em perfeitas condições, apesar das chuvas, a Portuguesa teve muitas dificuldades no início do jogo. O time, com três volantes (Capitão, Gallo e Roque), foi mais cauteloso que de costume, como prometera o técnico Candinho. O que o treinador não esperava era o nervosismo de alguns jogadores.

O Grêmio, mesmo com a ausência do lateral Arce, foi mais perigoso, insistindo nas jogadas pela direita, nos espaços deixados por Zé Roberto, que avançava pelo meio. Com o domínio gremista, o goleiro Clêmer precisou fazer duas grandes defesas, numa cabeçada de Goiano e num chute forte de Carlos Miguel.

O jogo começou a virar somente aos 36 minutos, quando Marco Antônio, que já tinha o cartão amarelo, foi expulso ao derrubar Alex Alves. Na cobrança, Gallo, que não havia acertado nem uma sequer nos treinos de terça-feira, colocou a bola no ângulo direito de Danrlei.

No segundo tempo, mesmo com um atleta a mais, a Portuguesa caiu surpreendentemente de produção. Aos 11min, Clêmer evitou o gol de empate, em chute de Zé Alcino. Mas, quatro minutos depois, a Portuguesa definiu o jogo. Caio cruzou da direita, e Rodrigo desviou para as redes, arrancando os gritos de ”É campeão!” da torcida.


Depois do segundo gol, o time pressionou em busca de uma vantagem maior, com as entradas dos atacantes Tico e Flávio. Porém, tem muito torcedor da Lusa que reclama da postura do treinador Candinho no jogo. Como o Grêmio teve jogador expulso, eles acreditavam que a Portuguesa poderia ter feito um marcador ainda mais dilatado. Mas o Imortal Tricolor, bem armado taticamente, não deu chances, mantendo suas esperanças.

Com o resultado, a Portuguesa poderia perder até por um gol no Olímpico que seria campeão. Porém, como todos sabem, não foi isto que aconteceu. Porém, o título do Grêmio, quatro dias depois, é tema para uma outra história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações