Há 25 anos, Lusa empatava com o Galo no Mineirão e cravava vaga na final do Brasileirão 1996

Foto: arquivo

Rodrigo Fabri passando pela marcação de Doriva

Um dos grandes jogos da história da Portuguesa está completando 25 anos. No dia 8 de dezembro de 1996, em um Mineirão com mais de 80 mil pessoas, a Lusa empatava com o Atlético, em 2 a 2, e cravava sua vaga na decisão do Brasileirão 1996.

Apesar de embalada, a torcida da Lusa tinha um pé atrás naquele domingo. No primeiro jogo das semifinais, quatro dias antes, no Morumbi, o time Rubro Verde venceu "apenas" por 1 a 0 e não garantiu uma vantagem tão grande. Nas quartas, foi diferente, já que no primeiro jogo, também no Morumbi, a Portuguesa goleou o Cruzeiro e mesmo a derrota por 1 a 0 no Mineirão não tirou a classificação Rubro Verde.

Para piorar este pensamento, aos 27 minutos de jogo, o Atlético Mineiro teve um pênalti a seu favor. Renaldo, artilheiro daquele Brasileirão, junto com Paulo Nunes, do Grêmio, foi para a cobrança e, com tranquilidade, deslocou Clemer para fazer 1 a 0. E este foi o placar do primeiro tempo e que dava a classificação ao Galo, que tinha vantagem por ter melhor campanha.

Porém, no intervalo, Candinho conseguiu acalmar o time e com o talento de jogadores como Zé Roberto e Rodrigo Fabri, a Lusa equilibrou as ações. Aos 12 minutos da segunda etapa, a Lusa teve um pênalti a seu favor. O experiente Caio foi para a cobrança e converteu: festa Rubro Verde no Mineirão, já que o empate dava a classificação à Portuguesa.

O gol deu ainda mais ânimo aos comandados de Candinho. A Portuguesa passou a dominar as ações da partida e sua postura dentro de campo foi premiada aos 20 minutos, quando Alex Alves virou o marcador. O tento marcado pelo atacante baiano deixava a Lusa ainda mais perto da decisão.

Atrás no marcador, o Atlético Mineiro foi de vez para cima, tentando reverter o placar agregado. Nesta, a sólida defesa da Lusa, com Clemer, Valmir, Emerson, César e Carlos Roberto, além de Capitão, Gallo e Zé Roberto ajudando na marcação, conseguia frustrar os ímpetos do Galo. Aos 36', Euller empatou o jogo, mas o 2 a 2 persistiu até o fim e a Portuguesa conseguia chegar, pela primeira vez, na final do Campeonato Brasileiro.


A torcida lusitana fez grande festa, comemorando a chegada à decisão e, embalada, já que havia classificado em oitavo, entrando na zona de classificação na última rodada e tendo crescido no mata-amata, a Portuguesa acreditava no título. O adversário da final foi o Grêmio, que eliminou o Goiás na outra semifinal, mas a decisão fica para uma outra história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações