Há 10 anos, Barcelona goleava o Santos e provava que era mais que "isso tudo"

Com informações de ESPN e Lance!
Foto: arquivo

Jogadores do Barcelona comemoram enquanto os santistas ficam desolados

Um dos melhores Santos do atual século contra, talvez, o melhor Barcelona da história, ao menos o melhor da Era de Ouro comandada pelo técnico Pep Guardiola. No dia 18 de dezembro de 2011, o Peixe de Neymar perdia para o Barcelona de Messi por 4 a 0 e ficava com o vice-campeonato Mundial de Clubes.

Antes vai uma história. Após conquistar a Libertadores daquele ano, no Pacaembu, ao bater o Peñarol, a delegação do Santos desceu a serra e já na Vila Belmiro, na comemoração com os torcedores, o lateral-esquerdo Léo, um dos maiores ídolos da história do clube e o jogador com mais títulos com a camisa do Peixe, soltou a seguinte frase: "vamos ver se o Barcelona é isso tudo mesmo". No momento, a declaração já foi polêmica e, depois da final do mundial, acabou virando meme.

O Santos não conseguiu jogar e foi goleado pelo time espanhol. Anos mais tarde, em entrevista ao programa No Ar com Andre Henning, do Esporte Interativo, Léo lembrou da frase e disse não se arrepender do que disse. "O Barcelona era tudo isso mesmo, muito mais do que aquilo que eu falei. Eu tenho orgulho de falar que eu perdi para o maior Barcelona da história. O Santos fez tudo o que podia ser feito, mas pegou o melhor Barcelona de todos os tempos. Não tinha como ganhar", afirmou Léo.


Mudou o esquema - Depois de vencer o Kashiwa Reysol, na semifinal, Muricy decidiu mudar esquema. O treinador tirou Elano da equipe titular para a entrada do lateral-esquerdo Léo. O Santos jogou no esquema 3-5-2 para a decisão. A tática não funcionou.

"Que azar que eu dei, justo naquele dia! A gente tem que ver a realidade. Nós sabíamos que era muito difícil. Não estávamos enfrentando um time. Estava enfrentando uma seleção mundial. O Barcelona era brincadeira, tinha um baita treinador. Nosso time era jovem, o Neymar tinha 19 anos. Até para entrar em campo só faltou os nosso jogadores tirarem foto do Barcelona, só ficavam olhando os caras", lembrou Muricy, em entrevista ao blog do comentarista Caio Ribeiro.

Neymar jogou o Mundial acertado com o Barcelona - Neymar foi negociado pelo Santos com o Barcelona em 2013 em uma negociação bastante polêmica, que foi investigada pela Justiça Espanhola. Durante o processo, a Justiça descobriu que Neymar já tinha assinado um acordo com o Barcelona em 15 de novembro de 2011, pouco mais de um mês antes do confronto na decisão do Mundial de Clubes.


De acordo com a Justiça Espanhola, no dia 6 de dezembro de 2011, a empresa N&N (dos pais do jogador) recebeu um adiantamento de 10 milhões de Euros do Barcelona. Pelo acordo firmado, Neymar teria de devolver o valor caso optasse por defender outro clube.

O jogo - Os espanhóis iniciaram a partida em Yokohama, no Japão, pressionando muito. Com isso, não demorou para o placar ser inaugurado. Aos 16 minutos da primeira etapa, Messi saiu livre dentro da área após furada de Durval e tocou de cavadinha para marcar um golaço. Aos 23, Xavi recebeu na meia-lua e bateu colocado para ampliar.

Aos 44, ainda deu tempo de Fàbregas deixar a sua marca. Depois de boa defesa de Rafael em cabeçada à queima roupa de Thiago, a bola sobrou na medida para o meia, que só teve o trabalho de completar para a rede e sair para o abraço. Já aos 36 do segundo tempo, Messi foi acionado por Daniel Alves, driblou o goleiro e fechou a goleada. Assim, o Barcelona provou que era muito mais que aquilo tudo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações