A relação entre o Papa Francisco e o San Lorenzo

Por Lucas Paes
Foto: Vatican Media

O Papa Francisco é torcedor fanático do San Lorenzo

O futebol para muitos é uma religião, onde jogadores viram divindades e o clube de coração vira algo como uma igreja. A Argentina foi até mais longe neste aspecto e criou uma religião para Diego Armando Maradona. O país albiceleste há alguns anos se tornou o primeiro da América Latina a ter um Papa com Francisco. Neste dia 17 de dezembro, Jorge Mario Bergoglio completa seus 85 anos, muitos deles de torcida pelos Cuervos.

Bergoglio é de uma família intrinsecamente ligada ao San Lorenzo. O pai era fanático torcedor do clube de Flores, ao ponto de inclusive ter infelizmente perdido sua vida em um jogo dos Cuervos. O garoto Jorge sempre gostou de futebol, que jogava quando criança, além de ser um exímio jogador de basquete, tendo inclusive passado pelo próprio San Lorenzo quando jovem. Estava na cancha em 1946, ainda criança, quando o San Lorenzo bateu o Ferro Carril e quebrou um jejum de 10 anos sem títulos nacionais.

O papa seguiu ligado ao futebol mesmo se dedicando a vida religiosa na vida adulta e viu como líder dos jesuítas argentinos a ditadura argentina tirar a casa do San Lorenzo no Viejo Gasómetro e ainda vários colegas perderem a vida assassinados pelo regime de Videla. Sempre muito ligado aos problemas sociais de seu país, ele acabou sendo convocado ao conclave para escolher um novo Papa após a saída de Bento XVI do comando da igreja e acabou sendo eleito. Escolheu o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, de qual compartilha os valores de simplicidade.

Austero, simples e em geral um homem que recusa carros oficiais e luxos que o cargo papal permite, Bergoglio é muitas vezes celebrado por um "milagre" diretamente relacionado ao San Lorenzo, pelo menos pelos torcedores do clube: em 2014, menos de um ano após a chegada de seu torcedor ilustre ao vaticano, o gigante clube de Boedo conquistou a tão sonhada Libertadores da América. O time fez uma visita ao Vaticano após a conquista, onde inclusive o treinador Bauza tirou a foto desta matéria com Francisco e onde o líder católico pode inclusive tirar foto com a cobiçada taça da América.


Uma das maiores ligações porém, estará na nova casa do San Lorenzo. Os Cuervos se mudarão do Nuevo Gasometro para um estádio que será construído no mesmo local do seu velho campo em alguns anos e este, como já decidiu o clube, terá o nome do Papa Francisco. Uma forma de eternizar a ligação entre o clube e seu mais ilustre torcedor, que é sócio e que inclusive já mostrou saber de cabeça a escalação do time campeão argentino em 1946.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações