A participação do Rei Pelé na série Família Trapo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo/Estadão

Pelé e Ronald Golias no Família Trapo

O futebol e a cultura sempre se cruzaram das mais diversas formas e há quem defenda com certa razão que o esporte bretão é, além de esporte, arte e cultura. O maior nome da história do futebol sempre será Pelé e nos anos 1960, o Rei do Futebol passou pela experiência de ser "coadjuvante" na série humorística Família Trapo, protagonizada pelo histórico humorista Ronald Golias, que quebrava recordes de audiência no Brasil nos anos 1960.

A participação de Pelé se deu num episódio no ano de 1967. Segundo relatos da época, o Rei, que vivia o auge da carreira no Santos, estava nervoso no palco do teatro onde era realizada a gravação da série humorística, com medo de esquecer as falas. Ronald Golias acabava por consolar e encorajar o camisa 10 do Alvinegro Praiano na época antes de subir ao palco para a gravação.


O episódio tinha um roteiro até simples e interessante. Pelé interpretava a si mesmo e era chamado pelo mordomo Gordon, interpretado por Jô Soares, para dar um susto em Bronco, interpretado por Golias, que perderia sua vaga no time da rua para o Rei do Futebol. O episódio começa a ficar incrível quando Bronco não percebe que está falando do Rei do Futebol e começa a tecer críticas a Pelé, dizendo que queriam inclusive "enterrar o time". 

Um dos aspectos mais interessantes é que a gravação não tem cortes ou algo do tipo, foi feita ao vivo já que o "Família Trapo" também era uma peça de teatro. Em vários momentos é possível perceber que Jô Soares, Ronald Golias e, claro, o próprio Pelé, estão se segurando para não cair na risada junto ao público, que foi a loucura durante toda a participação do Rei Pelé no especial. Há um momento onde Pelé tropeça em meio a cena e Golias faz um improviso incrível em cima disso, o que torna ainda mais cativante a atuação.


O episódio está inteiro disponível no Youtube e é um dos poucos que sobrou depois que um incêndio destruiu o acervo da Record. O jornalista Juca Kfouri disse certa vez que Golias fora a "única pessoa a fazer com que Pelé ficasse menor que ela", coisa que o próprio humorista discordava. Golias tinha um orgulho enorme da participação do Rei em seu programa e dizia que foi algo que mudara sua vida. 

O Família Trapo foi ao ar entre 1967 e 1971 na TV Record e revelou nomes como Jô Soares para o entretenimento. Foi um dos programas de maior audiência da história da televisão brasileira. Nos anos 80, a Bandeirantes chegou a fazer uma nova versão, com vários atores da obra original, inclusive Golias, chamada 'Bronco', que apesar de também engraçada, teve sucesso menor. O humorista Ronald Golias, por sua vez, faleceu em 29 de setembro de 2005, na cidade de São Paulo, depois de trabalhar em outros programas como a Escolinha do Golias e A Praça é Nossa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Assisti na época e várias outras vezes no YouTube. É ótimo! O momento em que Bronco diz a Pelé, em tom irônico, " você não tem o biotipo de jogador de futebol" é espetacular! Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Assisti na época e várias outras vezes no YouTube.
    O momento em que Bronco diz a Pelé, em tom irônico, "você não tem o biotipo de jogador de futebol" é espetacular!
    Muito legal!

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações