A passagem de Ademir Alcântara pelo Benfica

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

Ademir Alcântara em ação pelo Benfica

Hoje é aniversário de 59 anos de Ademir Bernardes de Alcântara, mais conhecido como Ademir Alcântara, um meia brasileiro que teve ótimas passagens pelo futebol português, se tornando ídolo nos clubes de lá, com destaque para o Benfica.

O nasceu no dia 17 de dezembro de 1962, em Mandaguaçu, no Paraná. Depois de boas temporadas no Brasil, onde defendeu Cianorte, Pinheiros, Pelotas e Internacional, o atleta se transferiu para jogar no Vitória de Guimarães, em 1986.

Com ótimas atuações já em Portugal, Alcântara chamou a atenção de Porto e Benfica, que estava vivendo um período tenso entre os dois rivais, tanto que o caso ficou conhecido como "caso Ademir". Mesmo com toda briga nos bastidores, o jogador foi parar no Benfica em 1988.

Já na primeira temporada pelo Benfica, Ademir já ajudou o time na conquista do Campeonato Português. Com a rivalidade acirrada com o Porto, o clube conseguiu ter uma temporada mais regular e arrancou com seis vitórias consecutivas, ficando 6 pontos à frente do seu rival, e conquistando o título no dia 7 de maio de 1989. O meia também jogou a final da Taça de Portugal, mas acabou sendo derrotado pelo Belenenses.

Na segunda temporada, as coisas já foram diferentes. O Porto conseguiu dar o troco, e ficou com o título do Campeonato Português, e o Benfica ficou em segundo lugar. Além do vice no campeonato nacional, o clube conseguiu perder a final também na Copa Europeia, e terminou a temporada apenas com o título da Supertaça Cândido de Oliveira.


Este ano de 1990 seria o último de Ademir pelo clube, já que no início da temporada 1990-91 o meia se transferiu para outro clube português, o Boavista, por onde ficou apenas um ano e se transferiu para o Marítimo, onde foi reconhecido por votação dos torcedores como o melhor meia da história do clube. Em 1994, voltou ao Brasil, onde primeiro defendeu o Mogi Mirim e, em seguida, o Coritiba, encerrando a carreira em 1996.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações