O peruano José Del Solar e sua passagem na Espanha

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Del Solar quando defendia o Tenerife

Um dos grandes jogadores da história do Peru completa hoje 54 anos. José Guillermo Del Solar, mas conhecido como Chemo. Nascido no dia 28 de novembro de 1967 em Lima, Peru, se tornou jogador de futebol e começou a jogar jovem pela seleção. Após ótimas passagens por clubes peruanos e por um grande time no Chile, o atleta foi contratado para jogar na Europa.

Seu primeiro clube no continente foi o Tenefire da Espanha, foi contrato por mais de um milhão de euros na época da Universidad Católica. O meia chegou com um bom status, principalmente por ser o mais habilidoso da sua geração no Peru, chegou na equipe espanhola para ajudar a equipe na parte criativa e conseguiu fazer grandes atuações.

O meia ficou apenas um ano, pois com suas grandes atuações chamou a atenção de grandes clubes na Espanha, e o Tenefire não conseguiu segurar o jogador para a próxima temporada. Del Solar foi contratado pelo Valência, uma das grandes equipes do futebol do país, por 2 milhões e 700 mil euros, chegou como uma ótima contratação e que chegava para resolver o meio campo da equipe.

O atleta que manteve suas ótimas apresentações, se garantiu como titular da equipe do Valência, clube que o ex-jogador permaneceu por 2 temporadas. Até novamente ser "assediado" por outros times, e acabar saindo pois o Valência não conseguiu segurar o atleta, após as ótimas temporadas, o meia chegou ao Celta de Vigo.

Continuando na Espanha, o atleta já estava com uma ótima imagem no país, pelas suas grandes atuações, e se manteve mais duas temporadas no Celta. Chegando já no seu final de carreira o jogador já não rendia o seu potencial todo, e acabou se transferindo para um clube mais fraco.

O meia foi contratado pelo Salamanca em 1998, para tentar ajudar a equipe e trazer uma liderança ao elenco, já que o atleta tinha um nome muito importante da Espanha. Del Solar terminou sua passagem no país após quase 6 anos, e com bons números, fez 142 jogos pela La Liga e marcou dez gols.


Além de passagens pelos clubes espanhóis, o meia jogou praticamente a sua carreira toda pela Seleção do Peru, e era a grande estrela daquele time. José encerrou sua carreira em 2002 pelo Universitario, clube em qual já tinha uma passagem em seu começo de jogador. Após o fim, o atleta foi se preparar para se tornar técnico de futebol.

Del Solar iníciou sua carreira como treinador em 2005 pelo Cólon Santa Fé e passou por mais alguns clubes até chegar na Seleção Peruana em 2007, e treinou a sua seleção por dois anos. Após isso foi ser treinador do Universitário, e nos dias atuais é treinador do César Vallejo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações