Morre, aos 77 anos, Sicupira, um dos maiores ídolos da história do Athletico Paranaense

Com informações do Bem Paraná e Rádio Banda B
Foto: arquivo

Sicupira é até hoje o maior artilheiro da história do Athletico Paranaense

Morreu nesse domingo, dia 7, Barcímio Sicupira Junior, que estava com 77 anos. Ele se recuperava de uma cirurgia no pulmão. Sicupira é até hoje o maior artilheiro da história do Athletico Paranaense, com 158 gols, e ainda defendeu Ferroviário, Botafogo do Rio, Botafogo de Ribeirão Preto e Corinthians.

Nascido na cidade da Lapa, em 1944, e quando criança jogou na escolinha de futebol do Coritiba Foot Ball Club ele começou a carreira pelo Clube Atlético Ferroviário, de Curitiba, um dos times que em fusões acabou gerando o Paraná Clube, no final dos anos 1950.

Se transferiu para o Botafogo de Futebol e Regatas em 1964, onde atuou ao lado de craques da época, como Garrincha, Zagallo, Nilton Santos, Jairzinho e outros renomados. O meia-atacante ficou por três anos no time da Estrela Solitária e, em seguida, foi para o Botafogo FC, em 1967.

Em 1968, foi contratado pelo Athletico onde jogou por 8 temporadas, conquistou o título de 1970 e marcou 158 gols. Artilheiro nos Campeonatos Paranaenses de 1970 e de 1972, o “Bigode” recebeu uma proposta e foi atuar durante o restante da temporada de 72 no Corinthians, ao lado de Rivelino, e marcou um dos gols mais importantes da história do clube, numa semifinal de Campeonato Brasileiro.

Sicupira parou de jogar profissionalmente aos 31 anos, em 1975. Após deixar a vida esportista, formou-se em Educação Física e trabalhou como professor por alguns anos. Retornou ao futebol como comentarista esportivo, atuando em rádios e televisões de Curitiba, como comentarista, em emissoras como a rádio Banda B, de Curitiba.


Ele cobriu quatro Copas do Mundo e realizou diversas viagens internacionais em coberturas esportivas com os três clubes da capital paranaense. Ano passado, o craque lançou sua biografia “Sicupira – A Vida e os Gols de um Craque Chamado Barcímio”, escrita pelo advogado e jornalista Sandro Moser.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações