Chico Formiga e os Meninos da Vila "originais" de 1978

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Chico Formiga era o comandante da primeira geração dos "Meninos da Vila"

"O lugar onde o raio cai mais de uma vez no mesmo lugar", a "Fábrica de craques", o "Reino do Futebol", enfim, os apelidos são vários. O Santos Futebol Clube é reconhecido por muita gente pela sua capacidade de formação de jogadores, por vezes chamados de "Meninos da Vila", nome inclusive da escolinha de futebol licenciada oficialmente pelo Peixe. Muita gente pode pensar que este nome vem do time de Pelé e Coutinho, mas a primeira geração de "Meninos da Vila" surgiu em 1978, comandada por Chico Formiga, que completaria 91 anos neste dia 11.

Falecido em 2012, o volante que virou ídolo do Peixe dentro de campo era o comandante daquele time que ganhou esse nome não necessariamente por ter atletas formados dentro do Santos, mas por ser uma equipe cheia de jovens. O Peixe na época tentava fugir de um período complicado financeiramente e o time de 1978 juntava atletas formados em casa, como Pita e Juary com outros, experientes ou não, trazidos a baixo custo, como Nilton Bata e Nelsinho Baptista. Era assim que o Peixe pretendia planejar o ano.


O calendário daquela disputa do Paulistão foi uma das coisas mais bizarras da história do futebol brasileiro, com três turnos, semifinal, final com três jogos e prorrogação, entre outras coisas. Com Pita jogando um grande futebol, Juary em estado de graça fazendo gols a todo o momento, a liderança de Clodoaldo e outros "operários" ajudando o Peixe a conseguir pontos, Formiga foi comandando o Peixe a avançar na competição e chegar a decisão. 

Na final, contra o São Paulo, o Peixe precisou de três partidas, com uma vitória no primeiro jogo, um empate no segundo, resultados que não deram o título ainda aos Alvinegros Praianos e uma derrota no terceiro jogo por 2 a 0. Curiosamente, o que decidiu o campeão foi uma prorrogação onde o 0 a 0 garantiu o título aos santistas por ter um número maior de gols marcados no terceiro turno. Foi o primeiro título santista pós Era Pelé.


Mente por trás de comandar aquele time, o treinador Formiga foi decisivo no desenvolvimento de diversos dos jovens daquele time, que encantou o torcedor santista e trouxe a alegria de volta ao Alçapão. Curiosamente, em última análise, o nome "Meninos da Vila" veio num time que tinha até menos pratas da casa que o histórico time de Pelé, mas a marca ficou para a história e o Peixe segue usando o nome "Meninos da Vila" até hoje. A segunda geração veio em 2002 e a terceira em 2010.

Passou por outros diversos clubes como treinador, destacando-se a passagem pelo São Paulo, onde conquistou o título do Paulistão em 1981. Formiga nos deixou em 2012, no dia 22 de maio, devido a um infarto, aos 81 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações