Cascão - O corinthiano sessentão com carinha de sete anos

Por Victor de Andrade
Ilustrações: Maurício de Sousa Produções



Um dos personagens de história em quadrinhos brasileiro mais famosos está completando 60 anos de criação: Cascão, da Turma da Mônica. O carismático menino de sete anos, que não gosta de tomar banho e que estraga os "planos infalíveis" do amiguinho Cebolinha é mais um no bando de louco. Sim, Cascão é corinthiano. E dos fanáticos.

Desde a noite da última quarta-feira, dia 17 de novembro, as mídias sociais da Turma da Mônica, criação de Maurício de Sousa, vem comemoração os 60 anos do garotinho, apesar dele ter aparecido nas tirinhas de jornais em agosto de 1961, dois anos depois dos primeiros persogagens do grande desenhista. Ele é mais novo de criação que Cebolinha, por mais de um ano, e Mônica, por alguns meses, mesmo com todos tendo sete anos. Seu nome mesmo não é Cascão e sim Cássio Marques de Araújo, revelado em uma revista de 1972.


Porém, uma das grandes características de Cascão é ser corintiano. E dos fiéis! Não é raro vê-lo com a camisa do Timão em suas histórias em quadrinhos. Já teve historinhas dele indo ao Pacaembu e também na nova Arena Corinthians, ganhando o manto sagrado em aniversário ou Natal e até mesmo quando vai jogar futebol. E, verdade seja dita, o craque do time da Rua do Limoeiro é o garotinho que não gosta de tomar banho. Até jogador do Timão ele já foi, em uma historinha de 1984 e ainda virou amigo de Sócrates, como o twitter da Turma da Mônica fez questão de afirmar.

Religião? - Até a máxima "Corinthians não é time de futebol e sim religão" já foi abordada, de forma bem humorada, por Maurício de Sousa. Em uma revistinha especial sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança e Adolescente, distribuída em escolas, na parte onde fala que toda a criança tem o direito de escolher sua religião, quando os personagens vão falando "católico, evangélico, budista...", Cascão logo solta um "corinthiano", que logo é repreendido por Franjinha, que explica: "Corinthians não é religião. É time de futebol".

Cascão corinthiano de religião

Em 2012 talvez tenha tido o ápice do Cascão corintiano. Logo após a vitória sobre o Chelsea, em Yokohama, no Japão, em 16 de dezembro daquele ano, Maurício de Sousa lançou um desenho de Cascão como astronauta, com a camisa do Timão, em cima do mundo com a bandeira. Naquele dia, o planeta era do Alvinegro do Parque São Jorge e estava sendo dominado pelo personagem.

Nem sempre foi corithiano - Apesar de todo o fanatismo, Cascão é um "vira-casaca". De acordo com o Guia dos Curiosos, do grande jornalista Marcelo Duarte, em uma tira dos anos 60, ele diz ao amigo Cebolinha que está pensando em trocar de time porque o Santos tinha acabado de levar uma lavada. isso aconteceu numa época em que Mauricio ainda não havia decidido que cada personagem torceria por um time.

Cascão, aliás, não foi a único a aparecer torcendo por um clube diferente do atual. Em uma história antiga, Cebolinha já foi desenhado carregando uma bandeira do São Paulo. O Cascão corintiano, como ficamos conhecendo, se fortaleceu nos anos 70. E ali também foi a época que se fixou o Cebolinha palmeirense (porque usa verde), a Mônica sãopaulina e a Magali santista (porque gosta de peixe).

Tirinha onde Cascão fala que era santista, mas precisava "virar a casaca"
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações