Barcelona e seu primeiro título Espanhol

Fabio Rocha
Foto: arquivo

O time do Barcelona que conquistou o primeiro título espanhol do clube

Um dos maiores clubes do mundo completa hoje mais um ano de existência, o time catalão Futbol Club Barcelona. No dia 29 de novembro de 1899 se iniciava uma das mais lindas histórias de equipes, e que hoje está fazendo 122 anos de vida. Com uma grandeza enorme, o Barça conquistou muitos títulos de alta relevância, com espetaculares jogadores. O um dos títulos importantes, foi o seu primeiro título do Campeonato Espanhol

Na temporada 1928/1929, o time catalão que vivia uma fase ótima na década conquistou seu primeiro título Espanhol, que era disputado por dez clubes, os maiores da época. O Barcelona vivia uma década fantástica, com vários títulos e uma equipe vitoriosa, e finalmente conquistou um dos títulos mais importante do clube.

Disputando o título com seus principais rivais, como Real Madrid, Espanyol e Atlético de Madrid, o Barcelona teve um excelente campeonato e com pontos importantíssimos para a campanha vitoriosa. O time catalão não esteve na ponta da competição o tempo todo, pelo contrário, só assumiu a liderança no final.

O campeonato que era disputado por dez equipes, e com 18 rodadas, o Barcelona esteve apenas cinco rodadas na liderança, que foram as últimas. Seu grande rival Real Madrid, ficou na liderança por 11 rodadas, desde o início o clube ficou na ponta até a 11 rodada, quando perdeu a vantagem para o Espanyol.

O Barcelona assumiu a liderança só na 13a rodada, e permaneceu até o final, se tornando pela primeira vez campeão do Campeonato Espanhol. O clube que já estava vivendo uma década vitoriosa, mas isso era no futebol local, dos dez campeonatos catalão, o Barça venceu oito vezes, com um domínio enorme. E que conseguiu transformar esse domínio em um título Espanhol.


Além desse grande títulos, até o momento o o Barcelona já conquistou 26 a La Liga, 30 a Copa do Rey, 13 a Supercopa da Espanha, três a Copa Eva Duarte e duas Copas da Liga Espanhola. Com vários títulos nacionais e uma bagagem enorme, o clube tem vários títulos internacionais também, como cinco Champions League, também cinco títulos na Supercopa da UEFA e três Mundiais de Clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações