A passagem do lateral-direito Zé Carlos pelo São Paulo

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Zé Carlos passando por Sylvinho em um São Paulo e Corinthians

Neste domingo, dia 14 de novembro de 2021, José Carlos de Almeida, popularmente conhecido como Zé Carlos, está completando 53 anos de idade. Por este motivo, hoje relembraremos a passagem do ex-lateral direito pelo São Paulo entre 1997 e 1999.

Depois de sair do São José já como profissional, o atleta passou por clubes como Nacional e São Caetano, que ainda dava seus primeiros passos no futebol. Já com 29 para 30 anos de vida, atuou na Portuguesa, no União União São João e na equipe do Juventude, que se encontravam na primeira divisão do Brasileirão, mas seu nome foi muito pouco falado. Antes mesmo de seguir para o time da capital paulista, defendeu as cores da Matonense, onde venceu o Campeonato Paulista da Série A2 de 1997. Aliás, foi na Sema que ele se firmou como lateral-direito, já que quando jogava na Águia do Vale, lá no início de sua carreira, o atleta jogava como volante

Quando chegou no Tricolor, foi conquistando seu espaço, uma vez que estava jogando muito bem. Foi no time do Morumbi, logo na sua primeira temporada, teve a oportunidade de jogar 17 partidas com a camisa vermelha, branca e preta da capital paulista e ainda conquistou a Bola de Prata como melhor lateral-direito do Brasileirão de 1997.

Mantendo a sequência de boas atuações do ano anterior, Zé Carlos ajudou o São Paulo a conquistar o Campeonato Paulista de 1998 na decisão disputada diante do Corinthians. O lateral direito foi tão bem e se destacou tanto, que chegou até a ser convocado por Zagallo para a seleção brasileira que disputaria a Copa do Mundo de 1998, depois do corte de Flávio Conceição. Ele foi vice-campeão do mundo e atuou como titular no jogo contra a Holanda, na semifinal, já que Cafu estava suspenso.

Aqui vai um adendo: ao contrário do que muitos diziam que o treinador da Amarelinha, na época, havia "inventado" a convocação do defensor, seus grandes momentos pelo Tricolor não deixavam mentir que aquele ato de levá-lo ao Mundial não era tão absurdo. Uma parte da própria mídia, na época, mesmo sendo um atleta que 'estourou' com 29 anos, defendia a convocação do jogador. O titular Cafu era contestado, Zé Maria, o reserva natural, vinha em má fase e ainda se recuperava de contusão. Zagallo mesmo não confiava nos laterais-direitos que tinham na época, tanto que seu plano inicial era usar Flávio Conceição, volante de origem, na reserva da lateral-direita. Porém como o ex-Palmeiras se apresentou machucado e foi cortado, o "Velho Lobo" preferiu o jogador que foi escolhido o melhor na posição no Brasileiro de 1997 e no Paulista de 1998.

Ainda nesta temporada, o lateral-direito não voltou o mesmo após a Copa. Embora tenha conseguido ter uma boa sequência no São Paulo, seu rendimento caiu consideravelmente. Juntando todos as competições que o Tricolor disputou neste ano, Zé Carlos jogou 47 jogos e conseguiu até fazer um gol.

Já no seu último defendendo as cores da equipe do Morumbi, jogou poucas partidas em 1999 pelo clube paulista, uma vez que ainda não havia repetido as mesmas boas atuações que o levaram a vestir a camisa do Brasil na competição de futebol mais importante do mundo. Atuou apenas sete vezes e ainda marcou um gol antes de se despedir do clube paulista.


Assim que encerrou seu vínculo com o São Paulo, ainda defendeu clubes como Grêmio, Ponte Preta, Joinville. Encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional em 2003 após passar pelo Noroeste de Bauru.

Mesmo ao fim de sua trajetória como atleta, Zé Carlos sempre demonstra muita gratidão ao Tricolor Paulista quando fala de sua passagem por lá e também diz que só jogou a Copa do Mundo graças ao clube da capital.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações