A passagem de Gil Baiano pelo Palmeiras

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Gil Baiano no Palmeiras

Completando 55 anos neste dia 3 de novembro, o ex-lateral Gil Baiano foi um dos diversos nomes que fez sucesso no Bragantino que ganhou um Paulistão e foi vice-campeão nacional no início da década de 1990. Seu bom futebol no Massa Bruta o levou a Seleção Brasileira e fez com que vários clubes tradicionais o quisessem, Foi assim que ele chegou ao Palmeiras, em 1993, trazido por Luxemburgo. 

Chegou ao Parque Antártica após a disputa do Paulistão de 1993, onde ainda jogou pelo Bragantino, que ficou na primeira fase. Seu primeiro jogo pelo Verdão foi uma partida diante do Boca, em um amistoso que configurava a Copa Parmalat. Começou o Campeonato Brasileiro daquele ano como titular da equipe, uma das favoritas ao título desde o início da competição.

Aos poucos, porém, foi perdendo espaço, estando muito aquém daquele bom lateral do Massa Bruta. Acabou atuando em apenas sete partidas ao longo da campanha daquele Brasileirão, uma delas curiosamente contra o Vitória na decisão. Voltou a atuar com mais frequência durante o Paulistão do ano seguinte, onde acabou fazendo alguma de suas poucas boas partidas com a camisa alviverde. O Palmeiras foi campeão estadual pela segunda vez seguida naquele ano.

A última competição em que acabou atuando regularmente pelo time palestrino foi na Copa Bandeirantes, torneio entre vários times do estado que definiria um classificado a Copa do Brasil e que acabou vencido pelo Corinthians. Sem conseguir se firmar, acabou sendo negociado com o Vitória. Se despediu do Palmeiras com 32 jogos, entre oficiais e amistosos e nenhum gol marcado. 


Gil ainda atuaria por diversos clubes do Brasil, tendo boa passagem principalmente pelo Vitória entre 1996 e 1997 antes de encerrar sua carreira como jogador no Bragantino, no ano de 2002. Curiosamente, retornou aos gramados quatro ano depois para atuar pelo Ceilândia, este sim o último clube de sua carreira como atleta. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações