São Caetano - De decepção na A1 à surpresa na Copa Paulista em 2021

Por Ricardo Pilotto
Foto: Comunicação AD São Caetano

Jogadores do São Caetano reunidos antes da última partida contra o São Bernardo FC

Na noite desta última terça-feira, dia 2, o São Caetano foi derrotado por 2 a 0 no segundo confronto diante do São Bernardo FC, válido pela partida de volta das semifinais da Copa Paulista e deu adeus à competição. Com a eliminação, o Azulão fechou o ano de 2021 dando início há um importante ao processo de reconstrução.

Antes de começar a atual temporada, o clube do ABC Paulista vinha de uma campanha vexatória na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Vale lembrar que o Pequeno Gigante havia acabado de conquistar o acesso para à elite do futebol estadual e o título da Série A2 do Paulistão. Logo após o encerramento da competição, o time azulino passou por uma crise financeira e acabou perdendo os seus principais jogadores do elenco, uma vez que o clube não pagava salários de jogadores e funcionários.

Como consequência, o São Caetano fez uma campanha muito ruim, sendo eliminado já na primeira fase da Série D com goleadas de 9 a 0 em casa para o Pelotas e um W.O. em um embate longe de seus domínios diante do Marcílio Días. Ao todo, o time caetanista somou apenas 6 pontos em 14 jogos. Terminou na lanterna do grupo A8 com uma vitória, três empates e 10 derrotas enquanto esteve na competição.

Já neste ano de 2021, o Azulão continuou passando pela mesma crise financeira e teve de montar o time às pressas para disputar a Série A1 do Campeonato Paulista. Com uma equipe limitada e sem entrosamento, a equipe do ABC fez mais uma campanha muito ruim. Acabou sendo rebaixado na lanterna absoluta do Paulistão com apenas três pontos e somar nove revés em 12 jogos.

O fato que mais causou revolta em sua torcida foi fato do clube não conseguir um triunfo sequer em toda a competição. Sua pequena pontuação só veio graças à empates com Santo André no clássico regional, São Bento e Botafogo. Estes três confrontos que terminaram com igualdade no placar foram jogando fora de São Caetano do Sul.

Após quatro meses e oito dias passando por troca administrativa e uma contratação inusitada como a do cantor MC Livinho no dia 19 de julho deste ano, o São Caetano deu um pontapé no seu processo de reconstrução, que podem ser importantes para o clube nas próximas temporadas. Iniciou a sua trajetória na Copa Paulista no dia 17 de setembro, em um confronto de primeira divisão de campeonato paulista e brasileiro diante da tradicional Portuguesa de Desportos. Estreou com um empate por 1 a 1 diante da Lusa jogando no Anacleto Campanella.

No decorrer da competição, o Azulão foi derrotado pelo Taubaté pelo placar de 3 a 0 e ficou no empate de 1 a 1 com o Atibaia em casa. Mas foi no compromisso seguinte, que o time do ABC conseguiu quebrar um tabu que já começava a incomodar todo o torcedor caetanista. No embate diante do Juventus na Rua Javari no dia 28 de setembro, o Pequeno Gigante venceu o Moleque Travesso por 2 a 1 e evitou que o clube completasse um ano sem vencer uma partida, já que seu último triunfo havia sido no dia 18 de outubro por 2 a 1 diante do Joinville pela 'inesquecível' Série D do ano anterior.

Na sequência da primeira fase da Copa Paulista, o São Caetano empatou novamente com a Portuguesa em 1 a 1, desta vez no Canindé, venceu o Taubaté por 2 a 1 e foi goleado pelo Atibaia por 4 a 0 em São José dos Campos. Na rodada final da fase de grupos, o Azulão não dependia apenas de suas próprias forças para se classificar. Porém, com o empate em 1 a 1 entre Lusa e Falcão na capital paulista e a convincente vitória por 4 a 0 em São Caetano do Sul diante do Juventus, o Azulão conseguiu de maneira surpreendente a vaga para o mata-mata.

Nas quartas de final, o time do ABC enfrentou o XV de Piracicaba, que já havia sido a sua vítima nas semifinais da Série A2 do Paulistão em 2020. O time azulino eliminou o Nhô Quim nos pênaltis por 4 a 3 após empatar por 1 a 1 em casa e longe de seu estádio. Já nas semifinais, que poderiam definir o ano de 2022 para o clube, ficou no 1 a 1 com o São Bernardo FC no Anacleto Campanella, mas foi derrotado por 2 a 0 pelo Tigre e acabou sendo eliminado da Copa Paulista. Para conseguir vaga em uma competição nacional nos próximos dois anos, o Azulão terá de disputar novamente este mesmo torneio e chegar ao menos na final da próxima edição.


No balanço geral, o São Caetano teve 3 vitórias, 6 empates e 15 derrotas ao longo do ano. O clube do ABC também sofreu 38 gols e marcou 15, somando as duas competições em que a equipe esteve envolvida.

No final das contas dá para se considerar que o Pequeno Gigante foi uma surpresa agradável ao chegar nas semifinais desta Copa Paulista. De uma equipe desacreditada após fiascos na Série D em 2020 e do Paulistão deste ano, até conseguir ir longe num campeonato que nem os próprios torcedores colocavam fé de passar pela primeira fase. O ano do torcedor azulino terminou melhor do que quando começou.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações