A passagem de César Menotti como treinador do Barcelona

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Menotti em sua passagem pelo Barça

Nesta sexta-feira, dia 5 de novembro de 2021, César Luis Menotti, mais conhecido apenas como César Menotti, está completando 82 anos de idade. Por isso hoje, iremos relembrar a passagem do ex-jogador e treinador pela equipe do Barcelona que foi vitoriosa.

Após defender clubes como Rosário Central, Racing Club, Boca Juniors, New York Generals, Santos e Juventus como jogador, o ex-atacante decidiu continuar trabalhando como futebol e se tornou treinador. Já em sua carreira de técnico, comandou equipes como Newell's Old Boys, Huracán e até a seleção da Argentina por oito anos. Logo que deixou o cargo da Albiceleste depois da Copa do Mundo de 1982, César foi a Catalunha em março do ano de 1983 e assumiu o comando do Barcelona, clube que tinha nada mais nada menos do que Maradona.

Mesmo tendo cortado Dieguito do Mundial de 1978, conquistado pela própria Argentina, El Flaco, comandou o craque da camisa 10 quatro anos depois e curiosamente chegaria à Espanha para agradar Maradona, que não estava satisfeito com Udo Lattek. Para muitos, o antecessor de Menotti no posto de treinador do Barça, não aproveitou ao máximo a boa equipe que tinha em mãos.

Sua proposta inicial era implantar um estilo de jogo que não deixasse espaços para a equipe adversária. Sua intenção também era pressionar o oponente contra as cordas, sufocando o tempo inteiro. Na temporada 1982-1983, César conseguiu conquistar seu primeiro título como treinador do time azul e grená após bater o Real Madrid na grande decisão da Copa del Rey graças a um gol de cabeça marcado por Marcos Alonso no apagar das luzes. Mais tarde, o Barça também conquistou a Copa da Liga em cima do mesmo clube Merengue no dia 4 de junho.

Já no seu último ano como treinador do Barcelona, Menotti tinha de tudo para ter sucesso e ganhar mais títulos, uma vez que ainda tinha em seu time, jogadores como El Diós e Schuster. A temporada começou com a conquista da Supercopa da Espanha diante do Athletic Bilbao, mas no decorrer do campeonato, Maradona se lesionou gravemente após sofrer um desarme bastante violento de Andoni Goikoetxea, que por alguma coincidência, havia machucado Don Bernardo lá em 1981-1982. Ao final do ano, César só conseguiu vencer aquela Supercopa espanhola e deixou o comando técnico do clube catalão.


Assim que saiu do Barça, ainda teve duas passagens como treinador do Boca Juniors e três pelo Independiente. Também esteve a frente de equipes como Atlético de Madrid, River Plate, Peñarol, a seleção mexicana, Independiente, Sampdoria, Rosário Central, Puebla e abandonou sua carreira de técnico de futebol após treinar o Estudiantes Tecos do México em 2007.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações