A passagem de Alemão pela Atalanta

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Alemão atuando pela Atalanta

Nascido em Lavras, no interior de Minas Gerais, Ricardo Rogério de Brito, popularmente conhecido como Alemão, está completando 61 anos de idade nesta segunda-feira, dia 22 de novembro de 2021. Por isso, hoje vamos relembrar a passagem do ex-volante pela Atalanta da Itália entre 1992 e 1994.

Após ser revelado pelo Fabril, time de sua terra natal, Alemão jogou em equipes como Botafogo, Atlético de Madrid e Napoli. Quando saiu dos Azuis, permaneceu na Itália e rumou para a Atalanta ao final da temporada 1991-1992.

Em seu primeiro ano no clube Neriazzuri, teve 22 aparições durante o Campeonato Italiano. Apesar de são ser uma grande característica para um volante, o brasileiro conseguiu contribuir para o time marcando dois gols nesta edição. O meio campista "cão de guarda" foi uma peça muito importante e ajudou o clube de Bergamo a pelo menos fazer uma campanha intermediária na principal competição nacional. Após o fim do campeonato, a Atalanta terminou na 8ª colocação da tabela de classificação.

Entretanto, na temporada seguinte, Alemão continuou tendo grande regularidade dentro da equipe e defendeu as cores do time azul e preto em 18 oportunidades. Mas desta vez, o volante não conseguiu contribuir positivamente para os neriazzuri. Encerrou a sua passagem de maneira melancólica, já que a Atalanta fez uma péssima campanha, ficando na penúltima colocação da tabela de classificação com 21 pontos somados em 34 rodadas, apenas 10 a mais que o lanterna Lecce, e acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do futebol italiano.


Depois de duas temporadas, o volante ainda retornou pro Brasil em 1994 para defender o São Paulo até 1995. Encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional em 1996 após jogar no Volta Redonda. Mesmo aposentado como atleta, continuou trabalhando dentro do desporto mas fora das quatro linhas, uma vez que como treinador comandou Tupynambás, América Mineiro, Nacional-AM e Central de Pernambuco.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações