A história da cultura Afro-Brasileira sendo contada pelas lentes de uma câmera e pelo jogo com a bola

Foto: divulgação

Cena de uma 'pelada' em Olinda

Em um Brasil pluricultural, influenciado pela quantidade de correntes migratórias que recebeu ao longo da história e com 56% da população que se declara negra (entre pretos e pardos), surge o projeto Gondwana Futebol & Cultura que usa o poder universal do futebol para produzir conteúdos relacionados com a América Latina e África. E foi em busca de contar essas histórias, que a equipe vai apresentar esta narrativa num cenário que une cinema, cultura e futebol.

O curta-metragem “Gondwana, A Bola Conecta” estreia no dia 20 de novembro, às 20h, no canal do Facebook e Youtube Gondwana Futebol & Cultura. A exibição ficará mais três dias no ar, 21, 27 e 28/11 como mais um ato cultural e histórico ao Mês da Consciência Negra. Durante 23 minutos são apresentadas imagens sobre a influência da cultura Africana na Bahia (Barra, Candeal, Pelourinho, Rio Vermelho e Ribeira) e também em Pernambuco (Lagoa do Carro, Olinda e Recife). Tudo pelas lentes de uma câmera e pelo jogo com a bola.

“Trabalhei durante 10 anos com futebol e cultura dentro de um Museu. Então, pensei! Por que não entender da nossa cultura e história afro-brasileira através do esporte que está em todos os lugares do Brasil. Nos vídeos apresentamos relatos de vida, arte, música, gastronomia, sociedade e o futebol como tema central. Um dos objetivos é chegar na área da educação, mostrar para crianças e adolescentes conteúdos da nossa história, ”diz Mônica da Silva, diretora do curta-metragem.

A narrativa dos lugares é contada pelo olhar da jornalista e fotógrafa brasileira, Mônica da Silva, e do facilitador esportivo chileno Sebastián Acevedo, que saíram de São Paulo com uma bola e uma câmera, ferramentas que usam no dia a dia para se conectarem com as pessoas.

“Foi a minha primeira vez na Bahia e Pernambuco. E como chileno, percebi o quanto a bola nos aproxima sem falarmos o mesmo idioma. Joguei com diversas pessoas muito talentosas, nas quadras, nas ruas, de pés descalços nas praias e campos de terra. Foi então que eu percebi o que faz do futebol brasileiro ser tão único, é por conta dessa mistura cultural”, conta Sebastián Acevedo, produtor do curta.

“A cultura brasileira de uma maneira geral bebeu muito sobre aquilo que é a África na sua essência, do seu povo, dos seus ritos, dos seus mitos”, ressalta Vensam Iala, de Guiné Bissau, idealizador de Visto África.

Além de Vensam, outras pessoas participam do documentário: como Dinho, o pescador que joga o Baba na praia; Alla, o artesão das ruas do Rio Vermelho que trata o futebol como um ato de amor; o jogador e capoeirista do Candeal, Danilo, que relaciona o jogo com a ginga; as Meninas Olindenses que dão um show de empoderamento nos gramados do Olindão; o garoto Heverttony que brinca com a bola na quadra de Lagoa do Carro; os Meninos do Bonsucesso que dançam com a pelota de pés descalços no campo de terra e o jogador Henrique do Cokada FC que finaliza dizendo “O futebol está no sangue” .

Mônica e Sebastián se conectaram com dois projetos sociais que estão em lugares de influência africana. Visitaram uma das comunidades mais antigas de Salvador, o Candeal, local que respira arte, música e futebol. A Escolinha Mulekada conta com a participação de aproximadamente 200 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, cujo objetivo é desenvolver trabalhos sociais e educacionais por meio da bola.

Já em Olinda, Pernambuco, conheceram o Raízes FC, time de matriz africana que surgiu a partir do projeto Maracatu do Terreiro de Pai Adão. Eles ensinam percussão, dança e futebol para cerca de 80 participantes, entre 5 e 17 anos. Os criadores da escolinha viajaram para a Nigéria em 2013 na busca de histórias de suas famílias, que chegaram ao Brasil em 1875. “Aí você mostra para as crianças e adolescentes que o presente delas está cheio de passado, está cheio da presença dos ancestrais”, diz Diana Mendes, historiadora e ex-coordenadora do Centro de Referência do Museu do Futebol em São Paulo.

A equipe Gondwana F&C está em busca de apoiadores, parceiros e patrocinadores para que possam avançar com o projeto e gerar impacto social, econômico e cultural. Entre os objetivos, fazer um fotolivro, produzir uma Série no Brasil em 2022 e na sequência por países da América Latina e África. Além de oferecerem oficinas de fotos e futebol que permitam desenvolver pensamento crítico e outras habilidades.

O curta-metragem “Gondwana, A Bola Conecta” é uma produção independente, de 23 minutos, gravado de câmera celular e profissional, nos idiomas português, espanhol, francês e inglês, com edição e montagem do documentarista Cristiano Fukuyama.

Abaixo as redes para mais informações:

Teaser do curta-metragem

Onde tudo começou? - Mônica e Sebastián se conheceram na cidade de São Paulo, no Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu. Ambos descobriram um sonho em comum: viajar pelo mundo usando o poder transformador da bola e a magia da câmera para conhecer, integrar e empoderar culturas. Por isso planejaram, por mais de um ano, um projeto que servirá de ponto de partida para converter seus conteúdos em uma série a partir de 2022.


Por que o nome Gondwana? - Gondwana foi um supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, por volta de 200 milhões de anos, durante o período triássico, que inclua a junção de terras dos atuais continentes da Antártida, América do Sul, África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Madagascar, Nova Guiné, Nova Caledônia, além das Ilhas Seicheles.

O nome escolhido para o projeto representa um ponto de encontro entre a cultura latinoamericana e africana.

Parcerias nas Exibições - O curta-metragem “Gondwana, A Bola Conecta” também será exibido nas páginas do Facebook e Youtube: Acervo da Bola, África em Livros, Ataque Marketing, Feminismo Negro no Esporte, Inajar de Souza - Futebol de Várzea, Mídia Ninja, Ludopédio, Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Plana Vivências e Revista Gambiarra: Jornalismo, Cultura e Ativismo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações