Zezé Moreira, o "mestre dos mestres" na Seleção Brasileira

Com informações de A Memória do Esporte
Foto: arquivo

Zezé Moreira à frente com a Seleção que conquistou o Pan-Americano de 1952

Neste 16 de outubro, está completando 114 anos do nascimento de Alfredo Moreira Júnior, o Zezé Moreira, um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro. Entre vários de seus trabalhos, ele dirigiu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1954, na Suíça. Sua fama era tão grande que ficou conhecido como o mestre dos mestres.

Em 1952, Zezé Moreira foi convidado a comandar a Seleção Brasileira, já se preparando para a Copa do Mundo de 1954, na Suíça. Neste mundial, o Brasil ficou em 6º lugar, disputando 3 partidas. Venceu o México por 5 a 0, empatou com a Iugoslávia em 1 a 1 e perdeu para a Hungria por 4 a 2. Marcou 8 gols e sofreu 5.

Os artilheiros brasileiros foram; Julinho, Didi e Pinga, com 2 gols cada. O jogo que nos tirou do mundial aconteceu dia 27 de junho, em Berna. Diante de um público de 40.000 espectadores, brasileiros e húngaros entravam em campo para decidir mais uma vaga para a semi-final da Copa de 54. Os brasileiros assim que ficaram sabendo que iriam enfrentar a poderosa seleção húngara, deixaram transparecer aos jornalistas muito claramente, que temiam a Hungria e preferiam outro adversário.

Chegava então o grande dia, um dia de muita chuva, onde duas grandes equipes de refinada técnica individual e de escolas muito parecidas iriam se enfrentar. Para sorte do Brasil, a seleção húngara não contava com o extraordinário jogador Puskas, que estava contundido. Por outro lado, o Brasil também estava bem modificado. Iria estrear três atacantes; Índio, Humberto Tozzi e Maurinho. Os observadores afirmavam que a ausência de alguns titulares na seleção canarinho, confirmava os boatos de que alguns jogadores pediram para não jogar alegando contusões.

Para esta partida o técnico Zezé Moreira mandou a campo os seguintes jogadores; Castilho, Djalma Santos, Pinheiro, Bauer e Nílton Santos; Brandãozinho e Didi; Julinho, Índio, Humberto Tozzi e Maurinho. Finalmente começou o jogo e a fama da seleção húngara de fazer 2 a 0 antes dos dez primeiros minutos se confirmou.

O Brasil diminuiu através de Djalma Santos cobrando pênalti, mas os húngaros logo em seguida marcaram mais um através de pênalti. Os brasileiros protestaram e estabeleceu-se um grande tumulto. Resultado, foram expulsos Nilton Santos e Humberto Tozzi do Brasil e Boszik da Hungria. Surpreendentemente um jovem passou por toda a segurança, invadiu o campo e foi até o juiz para agredi-lo. Famoso comentarista de rádio brasileiro deixou enfurecido seu local de transmissão para ir dar uma rasteira no árbitro, sob o espoucar dos flashes dos fotógrafos.

Os brasileiros com 9 homens em campo, ainda fizeram o segundo gol por intermédio de Julinho, aos 20 minutos. Mas a Hungria fez o quarto gol minutos depois, acabando assim, com a esperança brasileira. Final de jogo, vitória da Hungria por 4 a 2 sobre o Brasil, e com isto, estávamos eliminados de mais uma Copa do Mundo. Ao terminar a partida, quando as equipes retornavam aos seus vestiários, armou-se novo conflito, envolvendo brasileiros e húngaros, chamado pela imprensa de “Batalha de Berna”.


O treinador Zezé Moreira foi flagrado em fotos agredindo o ministro húngaro dos esportes. Foi realmente uma tarde cinzenta de chuva e triste para o futebol brasileiro. Zezé Moreira também trabalhou na Seleção Brasileira como espião e integrante da comissão técnica nas Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966, 1970, 1982 e 1986 e foi campeão Pan-americano em 1952.

Fato interessante: na Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile, com Zezé Moreira de olheiro, a Seleção Brasileira teve como treinador o seu irmão, Aymoré Moreira. E o time canarinho, que era o então campeão do mundo em 1958, não decepcionou e conquistou o bicampeonato.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações