Santos segue afundado na crise e Série B é uma realidade assustadoramente próxima

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/América-MG

O América venceu o Santos na Vila Belmiro

Uma situação que já começava a ter tons de alarme começa a tomar imagem de um completo e total desespero. O Santos, depois de tanto flertar, conversar, fazer sinal e tudo possível paquerando a Zona de Rebaixamento, em maiúsculo por representar a entidade que é, finalmente adentrou a tão desejada região na última rodada, depois de tanto se esforçar para isso, a derrota santista para o América Mineiro em plena Vila Belmiro deixa um tom de desespero quase nunca antes visto no rosto do torcedor na era dos pontos corridos.

O desempenho santista no Brasileirão de 2021 é, no mínimo, risível. Protagonista de apenas, atenção, seis vitórias no campeonato até aqui, o Peixe amarga com justiça a zona de rebaixamento. Precisa melhorar muito para sair dessa situação, pois ainda depende só de si. O problema é que parece que os esforços santistas nunca são suficientes para evitar o certo pesadelo, num time que parece não ter organização, intensidade e sequer cabeça para vencer jogos. 


Se Carille conseguiu melhorar o desempenho defensivo do time, que de fato é muito melhor, o ataque parece um verdadeiro ataque de risos. O time mais artilheiro do futebol mundial parece não mais conhecer o caminho do gol. Nos últimos dez jogos, o time santista foi as redes apenas três vezes, um desempenho inconsistente com o clube que mais balançou o barbante no mundo, mas consistente com o desempenho terrível da equipe em 2021.

Não é possível culpar Carille, porém. Ele cometeu erros no jogo contra o América, mas os erros tem acontecido devido a vontade de tentar acertar. Porém, o capaz treinador precisa entender que Carlos Sanchez não é falso nove e que deve jogar como segundo volante, aproximando-se da área e inclusive vindo do banco, já que não tem o mesmo fôlego de outros tempos. Porém, sua passagem talvez tenha de ser abreviada caso o Santos não vença o Fluminense, mas a verdade é que ninguém parece saber em que direção caminhar.


Existe sim certa culpa da diretoria atual. Andrés Rueda é de longe um dos melhores presidentes que o Santos teve na área financeira, se não o melhor. Herdou uma verdadeira bomba nuclear prestes a explodir, porém sua gestão no futebol o ano inteiro foi terrível, incluindo um quase rebaixamento no Paulistão e uma situação crítica no Brasileirão. As escolhas de diretoria de futebol, refletidas em André Mazzuco e Jorge Andrade talvez não tenham sido as melhores e já se discutem mudanças. 

Talvez não adiante agora, em pleno outubro, quase novembro de 2021, apontar culpados. O jogo de quarta-feira diante do Fluminense, mais que a partida diante do América Mineiro, ganha requintes de final de campeonato e deixa os torcedores de cabelo em pé com a possibilidade de problemas e do que ocorrerá se o pior acontecer. A torcida, mais uma vez, fará sua parte na Vila Belmiro. Resta saber se o time do Santos será capaz de conseguir finalmente vencer e inclusive se afastar do Z4 caso isso ocorra. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações