Quando Pelé comemorou aniversário dentro de campo

Foto: arquivo

Pelé jogou quatro vezes quando comemorava aniversário

Nem quando comemorava aniversário, Pelé tinha sossegado. Em quatro vezes em toda a sua carreira, o Rei do Futebol, que está completando 81 anos nestre 23 de outubro, foi a campo nestas datas especiais. E os Deuses do Futebol foram generosos com ele, já que não perdeu nestas partidas.

Pelé comemorou pela primeira vez um aniversário jogando quando completou 17 anos, em 1957, em um empate em 2 a 2 do Santos com a Portuguesa Santista, no Clássico das Praias, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. Apesar dos gols alvinegros, ele passou em branco no dia.

A segunda oportunidade em que Pelé fez aniversário em campo foi em 1960, contra a Ponte Preta, em Campinas, também pelo Campeonato Paulista. O Santos goleou a Macaca pelo placar de 4 a 1 e o Rei do Futebol, desta vez, balançou a rede uma vez. Vale lembrar que o Peixe conquistou o Paulistão desta temporada.

Demorou seis anos para novamente Pelé comemorar um aniversário dentro de campo. E desta vez foi especial: pelo Paulistão de 1966, com o Rei completando 26 anos, o Santos goleou o Noroeste por 4 a 1, em Bauru, terra onde ele foi criado, pelo estadual. Nesta partida, o camisa 10 do Peixe marcou dois gols.

A quarta e última vez em que Pelé entrou em campo comemorando aniversário foi em 1968, quando o Santos encarou o Internacional, em Porto Alegre, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que depois a CBF considerou como Brasileirão. Mesmo jogando fora de casa, o Peixe venceu por 3 a 1 e o Rei marcou um dos gols na partida que fez parte da caminhada do título do Alvinegro Praiano.

Depois deste jogo contra o Internacional, nunca mais Pelé entrou em campo no dia do seu aniversário, mesmo no Cosmos, já que a temporada do futebol norte-americano terminava entre o final de setembro e começo de outubro, antes do dia da festa.

Pela Seleção Brasileira, ele nunca jogou em um 23 de outubro. Mesmo o amistoso festivo em comemoração aos 50 anos dele, contra um combinado do Resto do Mundo, na Itália, não foi realizado exatamente na data de aniversário: a partida foi em 31 de outubro de 1990. Aliás, esta foi a última vez que o Rei do Futebol entrou em campo.


Números - Pelé jogou quando comemorava aniversário apenas quatro vezes em sua carreira. Foram três vitórias e apenas um empate, este justamente quando ele não marcou. O Rei do Futebol balançou as redes quatro vezes nestas oportunidades.

Todos estes quatro jogos de Pelé em dia de aniversário foram no Brasil. Dois deles em Santos, sendo um no Estádio Ulrico Mursa, campo da Portuguesa Santista, e outro na Vila Belmiro. Um em Bauru, terra onde passou infância e início da adolescência, e o último em Porto Alegre.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações