9 de outubro de 2016 - A Briosa conquistava a Segunda Divisão Paulista

Por Victor de Andrade
Foto: divulgação

Comemoração após o jogo: a Briosa era campeã

Domingo, 9 de outubro de 2016. Próximo do meio-dia, o árbitro Thiago Duarte Peixoto dava o seu último apito naquela manhã, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, e a torcida Rubro-Verde explodia de alegria. A Portuguesa Santista vencia o Desportivo Brasil por 3 a 0 e conquistava o Campeonato Paulista da Segunda Divisão daquela temporada, um título em nível estadual, algo que a Briosa não conquistava desde 1964.

Aquele foi o último capítulo de uma campanha quase perfeita. Em 26 jogos, os comandados de Ricardo Costa venceram 16 jogos, empataram nove e perderam apenas uma partida. A equipe entrou no gramado do Ulrico Mursa naquele domingo já com o acesso para a A3 garantido e precisando de um empate para ser campeão. Porém, a equipe precisava "resolver" uma questão.

O Desportivo Brasil havia sido a única equipe na competição inteira a derrotar a Portuguesa Santista, na segunda-fase, por 1 a 0, em Porto Feliz. Aliás, o DB não havia sido derrotado pela Briosa, já que o jogo de volta naquela etapa, em Ulrico Mursa, foi 1 a 1, e a primeira partida da decisão, em 1º de outubro, também em Porto Feliz, o placar foi o mesmo da partida anterior entre as duas equipes.


Era claro nos rostos dos jogadores da Portuguesa Santista que eles queriam conquistar o título com uma vitória mais do que convicente. Queriam mostrar ali, no gramado do Estádio Ulrico Mursa, que eram realmente a melhor equipe da competição. E foi realmente o que ocorreu.

O início do jogo até foi equilibrado, com as duas equipes se estudando. Porém, com o passar dos minutos, a Briosa foi dominando as ações e aos 34 minutos o placar foi aberto. Fernando recebeu uma bola na esquerda e cruzou na cabeça de William, que mandou a bola para o fundo das redes: 1 a 0 para a Portuguesa Santista e 19º gol do camisa 9 rubro-verde na competição, confirmando a artilharia do certame.

O 1 a 0 no primeiro tempo não refletiu o que foi a partida até ali. A Portuguesa Santista merecia mais! E foi o que aconteceu na segunda etapa. Depois de 'martelar' muito, o gol saiu aos 27 minutos: após confusão na área e defesa parcial do goleiro do Desportivo Brasil, a bola sobrou para o jogador mais experiente do elenco, o meia Ricardinho, que mandou a bola para o fundo das redes: 2 a 0 para a Briosa!


O segundo gol fez com que a torcida já comemorasse o título. A festa era linda! E para completar, teve mais um: já nos acréscimos, Lucas Lino driblou o marcador pela esquerda, invadiu a área e rolou a bola para Erick Mamer marcar o seu único gol naquela competição: 3 a 0 para a Portuguesa Santista e o UIrico Mursa explodiu de felicidade.

A cena do capitão Ricardinho levantando a taça, a festa dos jogadores, membros da comissão técnica e torcida, que depois invadiu o gramado do Estádio Ulrico Mursa para comemorar com os jogadores é algo que não sai da mente de todos. Sim, a Portuguesa Santista era campeã da Segunda Divisão Paulista de 2016 e saía do calvário do último estágio do futebol de São Paulo, depois de seis temporadas, com louvor!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações