Sem vencer, Chape faz história negativa com pior primeiro turno do Brasileirão

Por Lucas Paes
Foto: Mácio Cunha/Chapecoense

A Chape vem mal no Brasileirão

A Chapecoense caminha a passos largos para fazer a pior campanha da história do Brasileirão de pontos corridos. O Verdão do Oeste, outrora exemplo do futebol nacional, ainda impactado pela tragédia da Lamia de 2016, terminou o primeiro turno do Brasileirão de 2021 com a pior campanha de um time na história de um turno do campeonato. Até aqui, em 19 rodadas, a Chape tem apenas sete pontos, com 7 empates, 12 derrotas e nenhuma vitória.

A Chape conseguiu outra proeza negativa histórica neste Brasileirão, já que é a primeira vez que um time passa o primeiro turno inteiro sem vencer na competição. A campanha, em pontos, é igualada por outras, como a do América de Natal, no segundo turno de 2007, Avaí, no ano de 2019 e o Botafogo, no ano passado. No entanto, nenhuma dessas campanhas havia ocorrido com os times não vencendo nenhum dos 19 jogos.

A marca negativa do time de Chapecó é surreal sob todos os aspectos. Nem nas outras divisões do Brasileirão alguma equipe deixou de vencer pelo menos um jogo. Até na quarta divisão todas as equipes venceram pelo menos um jogo, marca que acabou alcançada após o Patrocinense vencer o Águia Negra no último fim de semana. Eles já passaram por muito o Avaí, que era o time que mais demorou a vencer na Série A, quando levou 16 jogos para tal. 

Com uma pontuação absurdamente ruim, a equipe alviverde terá provavelmente de fazer uma campanha de título para evitar um rebaixamento no segundo turno. A primeira meta dos catarinenses deverá talvez ser a tentativa de não virar a pior campanha da história da competição. Serão precisos dez pontos para ultrapassar os 17 do América Mineiro de 2007, um marco negativo no Brasileirão, mas onde o time potiguar conseguiu pelo menos vencer até cedo, quando bateu o Santos, que seria vice-campeão, na Vila Belmiro, por 3 a 2. 


Das equipes que subiram em 2020, só a Chapecoense tem feito uma campanha realmente muito abaixo da crítica. O América Mineiro pode até ser considerado uma surpresa negativa, pois tem investimento e inclusive jogadores para buscar uma posição melhor no campeonato, porém a equipe ainda possuí chances claras de brigar pela permanência. Já Cuiabá e Juventude tem surpreendido positivamente e se afastam cada vez mais das últimas posições, com ambos estando a frente de times como São Paulo, Santos e a decepção Grêmio. 

A tônica de pontuações terríveis dos últimos colocados do Brasileirão tem se tornado algo comum nos últimos anos. Das campanhas do nível do atual "martírio" alviverde, Avaí, em 2019 e Botafogo, no ano passado, fizeram igual recentemente. Já é o terceiro ano seguido em que uma equipe faz o "pior turno" da história do Brasileirão. Resta saber agora se o próprio Verdão bate seu recorde no returno ou se teremos outras equipes repetindo a façanha em 2022.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações