O Juventus campeão paulista de 1934

Com informações do CA Juventus e GE
Foto: arquivo

O Fiorentino, hoje Juventus, campeão paulista de 1934

Nesta quinta-feira, dia 23, a Federação Paulista de Futebol reconheceu o título Paulista da Primeira Divisão do Clube Atlético Juventus, conquistado no ano de 1934 sob a denominação de Clube Atlético Fiorentino, eternizando o Moleque Travesso na seletiva galeria dos grandes campeões paulistas de futebol.

O pedido para o reconhecimento desse título, anteriormente formulado, teve como base a documentação elaborada e juntada pelo historiador e membro do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Juventus, Sr. Angelo Eduardo Agarelli. Ele se baseou no livro "Esquecidos", que contou com a pesquisa de vários jornalistas do Estado de São Paulo e que também elaboraram o livro dos 125 anos do futebol paulista, que confirma o título.

O presidente Antonio Ruiz Gonsalez, em nome do Clube Atlético Juventus, recebeu das mãos do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, uma placa alusiva ao fato. No encontro dos dirigentes, na sede da FPF, foi apresentado o Troféu conquistado na época. O feito foi inserido na obra "125 Anos de História- A Enciclopédia do Futebol Paulista" - lançada nesta data.

Além do Moleque Travesso, o Albion, time que já foi extinto e hoje não tem qualquer resquício de sua existência, também passa a ser considerado campeão paulista de 1933, ao lado do Palestra Itália.

A campanha do título - O Clube Atlético Fiorentino teve uma campanha perfeita no Campeonato Paulista Amador de 1934. Foram sete vitórias e um empate, além de outras três vitórias por W.O. No jogo que garantiu o título, o Fiorentino venceu a Ponte Preta, por 5 a 3, na Rua Javari, com gols marcados Euvaldo, Euclydes, Raul, Bellacosa e Moacyr.

A conquista da competição credenciou a equipe a disputar a decisão do Campeonato Estadual contra a Ferroviária de Pindamonhangaba, campeã amadora do interior. O Fiorentino venceu a partida de ida, fora de casa, por 5 a 0, e sacramentou a conquista com mais uma vitória na Rua Javari, por 3 a 1. Já em 1935 o Juventus retomou o profissionalismo e passou a jogar novamente com o seu nome atual.


Pedido de reconhecimento - O Juventus lutava pelo reconhecimento do título paulista de 1934 há alguns anos. Em 2018 o então presidente do clube, Domingos Sanches, esteve na sede da Federação Paulista e pediu isso ao presidente Reinaldo Carneiro Bastos.

Na ocasião, o dirigente juventino entregou diversos documentos em dossiê elaborado por um conselheiro clube, na tentativa de comprovar que a conquista deveria ser considerada oficial, algo que passa a valer a partir de agora.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. E saber que a alguns anos quando eu mencionava esse feito do Juventus, diziam que eu era sem noção. Nada como o tempo......

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações