A história de Paulo Bonamigo com o Grêmio

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo 

Paulo Bonamigo no Grêmio

O gaúcho Paulo Bonamigo,, atualmente treinador com passagem por diversos clubes, que completa 51 anos neste dia 23, foi durante vários anos um meia de boa qualidade que também rodou por vários clubes brasileiros. Ao longo de sua carreira dentro das quatro linhas, porém, em nenhum clube ele teve uma ligação tão forte quanto a que teve nos 11 anos em que atuou pelo Grêmio, num dos maiores momentos da história do tricolor gaúcho.

Paulo chegou a base do Grêmio já mais velho, estreando no time profissional em 1978, mais especificamente no dia 11 de setembro, numa partida diante do Inter, pelo Campeonato Gaúcho, que terminou com vitória do rival gremista pelo placar mínimo. Naquele período, atuou mais pela equipe aspirante, voltando a jogar pelo profissional pela segunda vez só no ano de 1980, em um amistoso diante do Bahia. 

Aos poucos começa a ganhar mais espaço no time e marca seu primeiro gol em uma partida contra o Juventude, no Campeonato Gaúcho, em 6 de setembro de 1981, as vésperas de completar 21 anos. Apesar de não ser exatamente um titular constante, entrava bastante nas campanhas dos maiores títulos da história do clube, fazendo parte do time campeão da Libertadores de 1983. Entrou inclusive na final do Mundial Interclubes diante do Hamburgo.

Ganha mais destaque principalmente a partir da metade final dos anos 1980, quando passa a ser mais vezes titular da equipe, se destacando principalmente nas quatro conquistas seguidas do Campeonato Gaúcho entre 1985 e 1988. Mesmo assim, não era um meia de características artilheiras, sendo mais um criador de jogadas e articulador da saída de bola do que propriamente dito um camisa 10. 


Marca seu último gol pelo Imortal curiosamente em 1988, já em dezembro, num jogo diante do Santos, válido pelo Brasileirão daquele ano, na Vila Belmiro, em que um dos gols santistas foi marcado pelo saudoso doutor Sócrates. Faz sua última partida pelo Tricolor em 2 de Abril de 1989, numa vitória diante do Esportivo de Bento Gonçalves pelo Campeonato Gaúcho. No total, atua em 489 partidas, marcando 44 gols. Foram cinco estaduais, um Brasileirão, uma Libertadores e um Mundial ganhos a serviço do clube. 

Deixou o Grêmio depois de 11 anos para jogar justamente pelo arquirrival Internacional, onde ficaria até 1992. Atuou profissionalmente até 1996, quando pendurou as chuteiras pelo Madureira antes de virar treinador. Ainda conquistou um Campeonato Gaúcho pelo Inter em sua trajetória como jogador profissional. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações