FPF lança livro inédito com toda história do futebol paulista

Foto: Rodrigo Corsi / FPF

O livro foi lançado nesta quinta-feira, dia 23

A biblioteca do futebol nacional ganha uma obra definitiva, que abrange desde o nascimento do futebol em 1894, até as mais recentes decisões de Campeonato Paulista. A Federação Paulista de Futebol, em parceria com a Campo de Ação, do historiador Rodolfo Kussarev, e patrocínio da Kalunga, lança o livro "125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista", fruto de mais de cinco anos de pesquisas.

O projeto também contou com a participação de jornalistas e pesquisadores. Entre eles estão nomes conhecidos no futebol paulista, como Fernando Martinez, dos Jogos Perdidos, Raoni David, hoje na FPF, e Ruben Fontes Neto, que jpa trabalhou na FPF e hoje toca o 1902 Futebol.

A obra, com 556 páginas, reproduz todos os campeonatos oficiais das mais diversas divisões da FPF e de suas antecessoras na organização do futebol desde 1902, ano de disputa do primeiro Campeonato Paulista. A venda do livro, em tiragem limitada, estará disponível apenas para compra on-line em www.onzecultural.com.br a partir do dia 23 de setembro.

"Estipulamos uma pretensiosa missão de elaborar e oferecer uma obra definitiva e detalhada sobre o nosso futebol. O resultado é um livro completo, que resgata todos os clubes e competições organizadas pela FPF e suas antecessoras, além de contar histórias de grandes personagens da bola", diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

Os levantamentos que sustentam a obra mobilizaram também 20 pesquisadores e o Departamento de Comunicação da FPF. A obra ainda resgata e homologa competições que permaneceram "esquecidas" no passado, além de incluir dois novos campeões paulistas na galeria dos vencedores do maior Estadual do país e também homologar os títulos dos campeonatos das demais divisões de 1916 a 1946 e do Feminino, desde 1987.

“Foram mais de 4 anos de trabalho de pesquisa, produção de textos, imagens e finalização do livro mais completo da história do futebol paulista. Em tempos difíceis, lançar uma obra como esta só foi possível graças a dedicação de diversos profissionais que contribuíram para esta realização”, afirma Bernardo Itri, vice-presidente executivo de comunicação e marketing da FPF, que editou o livro.

"O resultado desse trabalho é um resumo detalhado não apenas dos campeonatos de Primeira Divisão, mas também os das Segunda, Terceira, Quarta, Municipal e do Interior que foram esquecidos pela história, mas que foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso esporte", diz Kussarev.

A enciclopédia foi dividida em categorias, como a relação cronológica dos campeonatos, ano a ano, com todos os detalhes de participantes, campanhas, fotos e curiosidades. Na Seção dos Clubes, estão listadas mais de 800 agremiações, do passado e do presente, de centenas de cidades paulistas.

"125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista" foi editado com patrocínio da Kalunga. “A Kalunga tem em seu DNA o apoio ao esporte, pois acredita nele como objeto transformador e de inclusão. A Federação Paulista de Futebol tem grande importância para o esporte não só brasileiro, como mundial, e esse livro traduz todo o brilhante trabalho realizado até aqui, para nós motivo de muito orgulho contribuir com esse projeto”, afirma Paulo Garcia, Presidente do Conselho de Administração da Kalunga S.A.


Vendas - Lançada oficialmente nesta quinta-feira, 23 de setembro, o livro ‘125 anos de história – A Enciclopédia do Futebol Paulista’ está disponível para venda nos seguintes locais:





LIVRARIA PONTES
Rua Dr. Quirino, 1223 – Centro
Campinas-SP
CEP 1305-081
Telefone: (19) 3236-0943
WhatsApp: (19) 9-9850-4805
e-mail pontes.livraria@gmail.com
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações