O começo de Valderrama pelo Unión Madalegna

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Valderrama no Madalegna

Virando um "sessentão" neste dia 2 de setembro, o colombiano Valderrama é um dos maiores nomes da história do futebol sul-americano. Um dos craques de uma das maiores gerações da história do futebol colombiano, o cabeludo, de técnica e habilidade apuradas, é considerado o maior jogador da história do país. A trajetória do craque começou num modesto e pouco conhecido clube colombiano, o Unión Madalegna. 

Nascido em Santa Marta, Valderrama passou algum tempo nas categorias de formação do Ciclón Bananero antes de subir ao time profissional. Muito cedo ficou claro que era diferenciado, quando ainda muito jovem ajudou o Unión de Madalegna à alcançar a primeira divisão nacional. Ficou claro já em sua primeira temporada que se tratava de um jogador diferenciado, pois ele já mostrava talento desde muito novo. 

Em sua primeira temporada na divisão principal de seu país, ajudou o Unión a conseguir uma boa posição no meio de tabela, sem muitos sofrimentos ao longo da competição, porém também sem alçar maiores inspirações. Em 1983, a equipe fez novamente um campeonato tranquilo, ficando de novo numa posição intermediária na classificação, ainda sem aspirações maiores. 

O futebol de "El Pibe", porém, começava a chamar atenção dos principais clubes do país e era difícil para que o modesto Unión de Madalegna conseguisse manter sua jovem estrela no elenco. Já em 1983, foi pela primeira vez convocado para defender a seleção nacional, ganhando ainda mais fama dentro do país. Em 1984, ele acabou finalmente negociado, passando a jogar então pelo Millonários, um dos grandes times colombianos.


Pelo Madalegna, Valderrama atuou em 94 partidas e marcou cinco gols. Da sua saída para os Millonarios, veio a se tornar um dos grandes jogadores do país, passando ao longo de sua carreira por diversos clubes. Ele esteve em atividade até 2002, quando encerrou a carreira na Major League Soccer, dos Estados Unidos, jogando pelo Colorado Rapids. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações