Andreas Möller - Uma lenda do Borussia Dortmund

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Andreas Möller foi um dos grandes da história do Borussia Dortmund

Nesta quinta-feira, dia 2 de setembro, Andreas Möller, uma lenda do futebol alemão, está completando 54 anos de idade. Ele teve passagens marcantes no Borussia Dortmund, sendo um dos grandes da história do clube auri-negro, e na Seleção Alemã.

Após ser revelado pelo Eintracht Frankfurt na metade da década de 80, Möller chegou ao time da Renânia do Note-Vestfália na temporada 1988-1989. Logo em seu primeiro ano no Dortmund venceu a Supercopa da Alemanha de 1989 e também a DFB Pokal jogando junto com Norbert Dickel. Nas temporadas seguintes teve seu espaço na equipe titular mas acabou não conseguindo conquistar mais troféus nessa sua primeira passagem pelo time amarelo e preto até 1990.

Assim que encerrou seu vínculo com o Borussia Dortmund, teve uma nova passagem pelo Eintracht antes de seguir para a Juventus. O meia aproveitou a ida de alguns jogadores alemães como Klinsmann, Matthäus, Bierhoff e Brehme à Itália para buscar novos desafios e foi para o Sul da Itália. Pelo clube de Turim, Möller conquistou a Taça da UEFA em cima do time auri-negro por 6 a 1 no placar agregado.

Quando encerrou seu vínculo com a Vecchia Signora em 1994, retornou para o Borussia Dortmund. Pelo time da Renânia do Norte-Vestfália, ficou por seis temporadas, e nesse período, foi treinado por Ottmar Hitzfeld durante sua segunda passagem. Foi com ele, que Möller foi ganhando cada vez mais nome dentro do clube. Ottmar explorou as características do jogador ao máximo e colocou Andreas para fazer uma função que o consagra-se como uma peça chave para o meio campo. Já que a especialidade do meia eram os passes longos, distribuição de jogo e a criatividade, o meia rendeu bons frutos para o clube, que consequentemente, passou a ganhar títulos com uma certa frequência.

O meia alemão fez parte do elenco que foi bi-campeão da Bundesliga das temporadas 1994-1995 e 1995-1996 e também da Supercopa da Alemanha de 1995 e 1996. No ano seguinte, Andreas foi crucial para a conquista de um time inédito na história do Borussia Dortmund.

Möller acabou se envolvendo em um lance polêmico em um jogo diante do Karlsruher em 1995. Andreas deu um mergulho dentro da área e o árbitro foi na onda do meia e marcou o pênalti. Assim que a cobrança foi batida e convertida, o Borussia Dortmund se sagrou campeão nacional. Porém, o meia alemão chegou a ser multado e até suspenso por causa deste episódio. Algo que nunca havia acontecido com um jogador alemão na história.

Na final da Champions League da temporada 1996-1997 diante da sua ex-equipe Juventus, Möller contribuiu para a equipe alemã com duas belíssimas assistências. A primeira foi em uma cobrança de escanteio na medida para Karl Heinz Riedle desviar de cabeça para o fundo do gol e a segunda deixou Ricken cara a cara com o goleiro Peruzzi da Juve para ampliar o placar para 3 a 1 e garantir o único título europeu do clube auri-negro até hoje. Naquela oportunidade, Andreas foi eleito melhor jogador da partida.


No mês de dezembro deste mesmo ano, o Dortmund foi ao Japão para representar o continente europeu na disputa do título Intercontinental (atualmente conhecido como Mundial de Clube) diante do Cruzeiro, que havia vencido a Taça Libertadores daquela temporada. Com grande atuação de Möller, o Borussia venceu o time mineiro por 2 a 0 e se tornou campeão do mundo pela primeira e única vez em sua história.

Ao total de suas duas passagens por Dortmund, o campeão mundial com a seleção alemã em 1990 defendeu as cores do clube auri-negro em 279 oportunidades. Anotou 82 gols pelo time da Renânia do Norte-Vestfália e seis assistências. Conquistou 8 títulos pelo clube.

Após sair do Borussia Dortmund em 2000, Möller ainda se mudou para o Schalke 04, maior rival do Borussia Dortmund. Nos Azuis Reais, Andreas passou três temporadas e depois voltou para o Eintracht Frankfurt em 2003 para encerrar a carreira como jogador de futebol profissional no clube que o projetou.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações