♫♩♬♪♭ Lucas Lino fez o gol do acesso ♫♩♬♪♭...

Por Victor de Andrade
Foto: Rodrigo Corsi / FPF

Lucas Lino comemora o gol que confirmou o acesso da Briosa em 2016

♫♩♬♪♭
Lucas Lino
Fez o gol do acesso
Lucas Lino
Fez o gol do acesso
Foi num sabadão
A Briosa subiu
Ele tocou pro gol
E o Ulrico explodiu
♫♩♬♪♭

Nos jogos da Portuguesa Santista no Campeonato Paulista da Série A3 de 2017, um dos cânticos que a torcida Força Rubro Verde entoava nas arquibancadas, no ritmo de "Baile de Favela", era este descrito acima. Tudo porque em 24 de setembro de 2016, menos de um ano antes, aos 40 minutos do segundo tempo, Lucas Lino, após jogada de Israel, botava a bola na rede, empatava a partida contra o Taboão da Serra, pelo jogo de volta da semifinal do Paulistão Segunda Divisão daquele ano, e tirava a Briosa do último estádio do futebol estadual, onde estava desde 2011. Sim, o jovem atleta, que recém tinha completado 23 anos, entrava para a história da equipe Rubro Verde com um dos gols mais importantes da história do clube.

E tudo isto começou por conta do treinador Ricardo Costa. Ele foi quem indicou a contratação do atacante de lado, que no ano anterior havia defendiddo a AD Guarulhos na mesma competição. "Sim, quem me levou para a Portuguesa foi o Ricardo Costa", comenta o jogador.

A Briosa fez uma campanha extraordinária naquela temporada. O time foi o primeiro colocado do Grupo 4, na fase inicial, com nove vitórias e cinco empates. Sim, a Portuguesa Santista passou invicta pela etapa que abriu a competição. Mas para Lucas Lino, foi o primeiro jogo da segunda fase que mostrou que a equipe poderia alcançar os objetivos. "Nosso time era muito unido, mais percebi que íamos chegar foi no jogo fora contra o Tupã. Jogo difícil e conseguimos ganhar lá dentro, que era muito complicado", diz o atacante.


Lucas Lino explica que a equipe foi ainda mais crescendo de produção, apredendo, inclusive, com o revés para o Desportivo Brasil, em Porto Feliz. Quando chegou no mata-mata, a equipe sabia das dificuldades, mas também estava pronta para os desafios. "Os jogos foram muito difíceis. Contra o Mauá, por exemplo, fora de casa foi muito duro, mas conseguimos sair com a vitória, e mesmo o empate em casa nos classificou", argumenta o jogador.

No primeiro jogo da semifinal, Aldir, já no fim da partida, deu a vitória para a Briosa sobre o Taboão. Porém, o Cão Pastor dificultou o jogo no Estádio Ulrico Mursa, em 24 de setembro. Aos 44 minutos da primeira etapa, Kaká abriu o marcador para os visitantes. "Eu esperava uma partida complicada, porque o jogo em Taboão foi muito difícil. O time deles também era muito rápido, parecido com o nosso", fala.

Aos 32 minutos do segundo tempo, Lucas Lino, entrou em campo no lugar de Fernando e ele revela o que estava pensando ao pisar no gramado. "Eu sonhei que iria fazer um gol naquele jogo. Falei com alguns companheiros, mas disse que seria de pênalti", afirma.

E aos 40 minutos, o sonho se concretizou. Não foi totalmente como ele disse, mas a bola na rede aconteceu. "O gol saiu em contra-ataque. Lembro só quando o Israel levou para o fundo e tocou para trás. Eu antecipei ao marcador e consegui colocar para dentro do gol", disse o camisa 13 daquela partida, explicando como foi o gol do acesso. Vale lembrar que 20 anos antes, em 1996, o então último acesso da Briosa foi conquistado também com um gol de um camisa 13, Otacílio, na vitória de 1 a 0 contra o Ituano, levando o time Rubro Verde para a elite naquele ano.


Voltando a 2016, Lucas Lino explicou que o acesso não era o único objetivo do grupo, que continuou focado e foi em busca do título. "Quando ficamos sabendo que o adversário seria o Desportivo Brasil, focamos ainda mais porque estávamos engasgado com eles, pois foi a única equipe que ganhou da gente. Então, se fechamos e fomos buscar o título", finaliza Lucas Lino, que ainda jogaria o ano de 2017 na Briosa. Atualmente, ele defende o gaúcho Glória de Vacaria.

Depois de passar pelo Taboão da Serra e conquistar o acesso, a Portuguesa Santista ainda disputaria o título da competição, contra o Desportivo Brasil, que, como Lucas Lino afirmou, foi a única equipe que tinha derrotado a Briosa. Porém, os dois jogos que definiram a taça ficam para outros capítulos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações