Há 5 anos, com gol de Diego Palhinha, Briosa iniciava mata-mata do título vencendo o Mauaense

Foto: Douglas Teixeira / Arquivo / Agência Briosa

Diego Palhinha foi o autor do único gol naquele 3 de setembro de 2016

O ano de 2016 foi o de redenção da Portuguesa Santista. O torcedor Rubro Verde, que estava triste por ver sua equipe na sexta temporada disputando a Segunda Divisão Paulista, foi testemunha do renascimento da Briosa, que naquela temporada conquistou o acesso e o título. E o início do mata-mata daquela competição está completando cinco anos. Em 3 de setembro de 2016, a equipe batia o Mauaense, no Pedro Benedetti, em Mauá, com um gol de Diego Palhinha.

A Portuguesa Santista chegou às quartas-de-final com uma das melhores campanhas do certame. O time havia perdido apenas uma partida em 20 jogos. "O gerente de futebol do clube, Maninho, já me conhecia e ele fez o contato comigo, falando que o elenco precisava de um meia para aquela fase decisiva. Já sabia da campanha, conhecia o Maninho de outros trabalhos e como já tinha um sonho de defender a Briosa, onde cheguei a fazer teste para a base em 2003, aceitei o desafio", disse Diego Palhinha.

O jogador conta que logo se entrosou com o elenco e, durante a semana de treinamento, todos estavam confiantes. "Acreditávamos no potencial da equipe. Além disso, o treinador Ricardo Costa trabalhou forte conosco, cobrando o nosso melhor e apontando os caminhos para que estivéssemos preparados para o confronto. Além disso, os mais experientes, Ricardinho, Lucão e eu, conversávamos com os mais novos", afirma o meia.


Apesar da confiança, todos no grupo, sabiam das dificuldades. O Mauaense tinha enfrentado a Portuguesa Santista na primeira fase da competição e empatou os dois jogos. "A equipe deles era boa, qualificada, com nomes como o do centroavante Jorge Mauá. Era um time forte e esperávamos equilíbrio, principalmente jogando na casa deles", conta Palhinha.

E realmente quando a bola começou a rolar na tarde daquele sábado, o equilíbrio prevaleceu durante o jogo, de acordo com o meia. "O jogo foi difícil. Saí de titular porque o Ricardinho, que era o camisa 10 da equipe desde o início da competição, vinha de lesão, estava no banco de reservas e o Ricardo Costa optou por mim. O gramado era irregular, a bola quicava muito e o time deles, como falei antes, era forte".

Porém, aos 11 minutos de jogo, a rede foi balançada. "O Israel, que era rápido, fez a jogada pela direita, junto com o Juninho, e cruzou na área. A bola resvalou em um defensor do Mauaense e veio quicando para mim. Peguei de primeira e marquei o gol da vitória", contou Diego Palhinha, que garantiu a vitória Rubro Verde em Mauá.


Para o jogador, iniciar o mata-mata com uma vitória fora de casa foi importante e deu ainda mais confiança na busca do acesso e do título. "Esse triunfo deixou todos os jogadores acreditando ainda mais que chegaríamos nos objetivos: o acesso e o título. E os dois vieram!", finaliza o meia.

Diego Palhinha voltaria à Portuguesa Santista em 2018 e conquistaria mais um acesso, sendo vice-campeão do Paulista da Série A3. Ainda jogaria a Série A2 do ano seguinte. O último clube do meia foi o Democrata de Sete Lagoas, onde atuou pelo Módulo II do Campeonato Mineiro nesta temporada.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações