Há 28 anos, Ronaldo Fenômeno jogava sua primeira partida pelo Brasileirão no Cruzeiro

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Ronaldo iniciou sua trajetória profissional no Cruzeiro

A data era um dia 7 de setembro como hoje, mas o ano era 1993. Naquele dia, o Mineirão recebia mais um jogo comum do Campeonato Brasileiro, entre o Corinthians e o Cruzeiro que marcaria a primeira atuação de um jovem chamado Ronaldo pelo time celeste na competição (A segunda oficial como titular). Além disso, aquela partida também marcou o primeiro confronto entre Rivaldo e Ronaldo no futebol profissional e foi a estreia de Zé Elias, do outro lado, pelo Timão. O duelo terminou com uma derrota dos cruzeirenses por 2 a 0, mas ficou na história. 

O confronto marcava a estreia do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, no Campeonato Brasileiro daquele ano. Comandado por Carlos Alberto Silva, o time mineiro tinha o futuro fenômeno como seu titular após um excelente crescimento do jogador em amistosos realizados pela Raposa antes daquele Brasileirão. Do outro lado, o Alvinegro do Parque São Jorge tinha um bom time e queria buscar um título.

Dentro de campo, o duelo começou com pressão cruzeirense, mas aos poucos os alvinegros foram equilibrando as ações. Ambas as equipes tinham muitas dificuldades para criar chances, com muitos erros no último passe. A primeira chance realmente perigosa foi uma falta de Paulo Roberto já na parte final do primeiro tempo, pelo Cruzeiro. A etapa inicial terminou zerada.

No segundo tempo, outro estreante no profissional, o volante Zé Elias, criou ótima chance ao achar um passe para Válber em que Paulo César salvou a Raposa. Depois, quem perdeu uma chance clara foi a equipe celeste, com Luiz Fernando desperdiçando numa cabeçada livre na pequena área um cruzamento de Boiadeiro. Aos 15', num lindo contra-ataque, Tupãzinho abriu o placar para os corintianos. Melhor no jogo a partir de então, o time paulista ampliou com Leandro Silva, dez minutos depois. A partir daí foi basicamente administrar o resultado até o final.


Curiosamente, tanto Ronaldo, estreante na competição, quanto o já meio conhecido Rivaldo não fizeram muito na partida. O futuro fenômeno desabrocharia naquele campeonato e começaria a jogar bem numa passagem onde teria incríveis 56 gols em 58 jogos vestindo a camisa celeste, antes de acabar negociado com o PSV. O resto, a partir daí, é história. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações