Há 21 anos, 'Luxa' era demitido da Seleção Brasileira

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Luxemburgo ficou cerca de 2 anos no cargo

Nesta quinta-feira, dia 30 de setembro de 2021, se completam 21 anos da demissão de Vanderlei Luxemburgo da Seleção Brasileira. O atual treinador do Cruzeiro saiu do cargo após vexame nas Olimpíadas de Sydney em 2000.

Após a perder o título para a anfitriã França na Copa do Mundo de 1998, Vanderlei Luxemburgo, que treinava o Corinthians na época, assumiu a posição que pertencia a Zagallo. Logo que chegou ao comando do time do Brasil, "pofexô" era quase unanimidade entre jornalistas e atletas. Mesmo sendo o técnico do selecionado brasileiro, o comandante permaneceu no Corinthians até o fim daquele ano, quando brigou com Marcelinho Carioca e cortou o jogador da convocação da Seleção.

Sua estreia no comando da Amarelinha aconteceu no dia 23 de setembro em um empate contra a Iugoslávia em 1 a 1. A partir daquele momento, Luxa começava a sua caminhada na equipe Canarinho até a Copa América.

No ano seguinte, o Brasil conquistou a competição continental invicto e com 100% de aproveitamento em todo o campeonato. No total, a seleção fez 17 gols e sofreu apenas 2 em toda a campanha. Vale lembrar, que enquanto as demais seleções estavam mandando times alternativos para jogar, a equipe Canarinho foi a única que mandou o seu time completo para o Paraguai, país sede daquela edição. Ainda neste ano, a Amarelinha ainda atuou na Copa das Confederações. Na decisão, a equipe sul-americana foi derrotada mais uma vez para os anfitriões em uma decisão. Desta vez, foi diante do México.

Em 2000, Luxa chegou a ter problemas extra-campo com relação a falsificação de documento e sonegação fiscal. Foi descoberto que Vanderlei usou documentação falsa para conseguir um espaço na equipe juvenil do Flamengo quando mais jovem. Além do péssimo rendimento do Brasil em campo, toda essa polêmica fez com que jornalistas tanto da crônica esportiva quanto colunistas não-esportivos e até a opinião público ficassem mais desgostosos com o treinador. Mas ainda sim, havia quem o admirasse a ponto de defendê-lo de maneira incondicional. Nesse caso, o jornalista Juarez Soares ainda o defendiam apesar de toda a confusão causa por Vanderlei.

Seu ciclo com a Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 foi encerrada com uma goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia. Naquela ocasião, Vanderlei voltou a convocar Romário por conta de uma grave queda de produção do time brasileiro. Especificamente neste jogo, o Baixinho decisivo ao marcar três gols e levou o Maracanã ao delírio


O fracasso Olímpico - Para as Olimpíadas que seriam realizadas em Sydney, 'pofexô' optou por não levar atletas que tinham mais de 23 anos de idade. O treinador havia resolvido dar oportunidades para jovens talentos como Ronaldinho Gaúcho, Alex, Lúcio e Roger, que seriam campeões do mundo em 2002, mas o resultado final daquela edição dos jogos foi triste. A equipe canarinho acabou eliminada nas quartas de final pela seleção de Camarões no extinto 'gol de ouro'.

Depois de alguns meses, foi cogitado uma possível volta de Vanderlei Luxemburgo ao comando técnico da Seleção Brasileira. Estes boatos começaram a correr quando o treinador Emerson Leão acabou sendo demitido e deixou o cargo livre.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações