De Palestra para Palmeiras: A Arrancada Heroica de 1942

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Palmeiras entrando pela primeira vez com o nome no qual foi eternizado

O dia 20 de setembro de 1942 é histórico para o Palmeiras. Nesta data, o Verdão da capital paulista jogava pela primeira vez com o atual nome. Até antes do confronto diante do São Paulo, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista daquele ano, o clube se chamava Palestra Itália e passou a usar a denomição que persiste até os dias de hoje.

Após conseguir colecionar títulos nas décadas de 20 e 30 do século passado, o clube que trazia Palestra Itália em seu nome, de trocar sua identificação para se alinhar ao governo brasileiro por conta da Segunda Guerra Mundial. Naquela ocasião, o Brasil havia se unido aos "Aliados", que eram compostos por Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido e França. Esses cinco países teriam de combater o Eixo, que contava com Itália, Alemanha e Japão.

No mês de março de 1942, de Palestra Itália o clube ainda passaria a se chamar Palestra de São Paulo antes de adotar o nome que o time leva até os dias de hoje. Quase seis meses depois, o governo solicitou uma nova troca de identificação, já que a palavra Palestra fazia alguma alusão à Itália. Foi então, que a partir de setembro, a instituição passou a ser conhecida como Sociedade Esportiva Palmeiras.

Prevendo que a equipe seria vaiada ao subir no gramado do Pacaembu para o penúltimo jogo do Campeonato Paulista, o capitão Adalberto Mendes que chegou do Vasco, assumiu papel importante como diretor esportivo e mais tarde seria o 2º vice-presidente, deu a ideia dos jogadores entrarem em campo estendendo a bandeira do Brasil. Adalberto chegou a entrar junto com os jogadores naquela ocasião. A partir daquele momento a Sociedade Esportiva Palmeiras ganhou ainda mais atenção, já que o clube estava sendo 'representado' por um capitão do exército brasileiro.

O jogo - O Tricolor Paulista conseguiu chegar com perigo ao gol palmeirense, mas Oberdan Cattani, que era o guarda-redes do Palmeiras e é até hoje, um dos grandes ídolos da história do clube Alviverde, fez grandes defesas para evitar gols tricolores. Mesmo não sendo o criador das melhores oportunidades de gol, foi a equipe mandante que saiu na frente do marcador. Cláudio Pinho anotou o primeiro tento da história da Sociedade Esportiva Palmeiras na marca dos 20' da etapa inicial.

A alegria da torcida do Verdão nas arquibancadas do Pacaembu não durou muito. Três minutos depois, Waldemar de Brito igualou o placar para o São Paulo. Com o gol de empate, a partida foi ficando nervosa até os minutos finais do primeiro tempo. Já na marca do 43', Del Nero recolocou o Palmeiras em vantagem e as equipes desceram para o intervalo com o placar indicando uma vitória parcial por 2 a 1 do time alviverde sobre o Tricolor Paulista.

Já no segundo tempo, o time são paulino partiu para cima em busca da vitória, uma vez que sequer o empate seria o suficiente para a equipe visitante. Apesar do clube da casa atuar mais no seu campo defensivo do que no ofensivo, o preparo físico dos jogadores alviverdes que estavam em campo prevaleceram, e na marca dos 14', Echevarrieta marcou o ampliou a vantagem do Verdão. Mesmo com o marcador uma boa vitória da equipe de verde e branco sobre o time do tricolor por 3 a 1, a partida continuou aberta e equilibrada até um pouco antes de chegar na metade da etapa complementar.


Nos 19', o volante Og Moreira se aventurou no campo de ataque, invadiu a área e foi derrubado. Jaime Janeiro, árbitro da partida, apontou para a marca fatal dando pênalti para o Verdão e mostrou cartão vermelho para Virgilio. Durante todo o tempo de reclamação, os jogadores do São Paulo não deixavam o time do Palmeiras bater a penalidade. A revolta dos atletas da equipe Tricolor era tanta, que a comando do capitão Luizinho, o time abandonou a partida. Com apenas uma agremiação em campo, Jaime esperou seu cronômetro atingir os 45', encerrou a partida e decretou o Palmeiras campeão estadual de 1942 com uma rodada de antecedência.

Na partida seguinte, o Palmeiras teria mais uma partida pelo Campeonato Paulista contra o Corinthians, que alguns anos depois, contratou Cláudio Pinho, primeiro jogador a marcar um gol pela Sociedade Esportiva Palmeiras.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações