Em 1964, arquibancada superlotada da Vila Belmiro desabava em clássico

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Arquibancada da Vila desaba em Santos x Corinthians

A Vila Belmiro não é um estádio exatamente conhecido por ser grande. Famosa por ser um caldeirão, o estádio santista sufoca os adversários quando lotado e a presença do torcedor claramente faz falta ao Alvinegro Praiano em 2021. Em 1964, mais especificamente num dia 20 de setembro como esta segunda, Santos e Corinthians faziam um jogo que receberia o recorde de público do "Alçapão", 32 mil pessoas, que derrubaram parte da arquibancada.

Em 1962, o Santos era um fenômeno estranho no futebol brasileiro, já que se tratava basicamente de um time do "interior" que de se tornou de uma hora pra outra a maior força do futebol sul-americano (e mundial provavelmente). Campeão da Libertadores menos de um mês antes deste clássico, o Peixe começava a ver muitos torcedores em seus jogos e atraia a atenção do país todo, num processo que o levaria a ter a terceira maior torcida do país nos anos 1970 e 1980. Naquele dia, a Vila recebeu uma superlotação.


No total, 32.986 torcedores ocupavam as arquibancadas da Vila Belmiro, parte delas ainda feitas de madeira na época. O clássico foi realizado na Vila Belmiro devido a pressão do presidente santista da época, o histórico Athiê Jorge Cury, um dos maiores dirigentes m toda a trajetória alvinegra. Foi com um clima de caldeirão que o jogo teve início naquele dia na Vila Belmiro, completamente lotada e aguardando mais um show de Pelé e cia. 

Só que a partida durou pouco. Com apenas seis minutos de jogo, parte das arquibancadas de madeira do estádio santista desabaram, fazendo com que 181 pessoas ficassem feridas, apesar de não haverem vítimas fatais. Instantaneamente, o lendário árbitro Armando Marques paralisou a partida e não cedeu a insistência do presidente do Santos para que o jogo continuasse. 


A partida acabou sendo reagendada para 10 dias depois, no Pacaembu, onde acabou terminando em um empate por 1 a 1. A Vila Belmiro acabou sofrendo ajustes e alguns anos depois deixou de possuir arquibancadas de madeira. Casa do lendário Santos de Pelé em diversas partidas menores, foi nessa época que o estádio recebeu o apelido de Alçapão, devido ao fato do Santos ser quase imbatível ali dentro. Apesar disso, ela ficou pequena demais para alguns jogos grandes do Alvinegro Praiano, que eram levados para São Paulo.

Por curiosidade, o maior público em um jogo que terminou do Santos foi numa goleada sofrida para o Palmeiras em 1976, quando 31662 pessoas estiveram no estádio. A vitória alvinegra com mais público foi em 1979, num 2 a 1 diante da Francana com 29.801 pessoas. Outros públicos grandes e famosos do estádio santista foram em partidas pelo Brasileirão de 1998, quando 25 mil pessoas acompanharam os jogos diante de Sport e Corinthians, pelo mata-mata da competição.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações