A passagem de Raul Plasmann no Nacional

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Raul Plasmann no Nacional

Completando 77 anos neste dia 27 de setembro, o ex-goleiro Raul Plasmann foi debaixo das traves um dos grandes da função na história do futebol brasileiro. Ídolo das torcidas de Cruzeiro e Flamengo, ele era um dos grandes da posição no Brasil numa época onde convergia com nomes como Leão e Félix. Antes de estourar, o paranaense teve uma curta passagem no Nacional, gigante do futebol uruguaio e na época um dos grandes times sul-americanos.

Raul teve sua primeira oportunidade profissional no Atlético Paranaense, na época sem ser exatamente dono da posição, o que é comum nos primeiros anos de carreira da maioria dos goleiros. A primeira partida como profissional acabou sendo no arquirrival do Furacão, o Coritiba, onde também não conseguiu assumir a titularidade. A mesma coisa ocorreria no São Paulo. Foi assim que chegou a Montevidéu em 1965;

No Nacional, acabou mais aprendendo do que propriamente atuando. Não era titular no período e acabou não recebendo oportunidades em jogos pela equipe uruguaia. Ficou no clube durante mais ou menos metade do ano de 1965, até despertar a atenção do Cruzeiro, que viu em Raul um goleiro promissor e acabou decidindo pela contratação do arqueiro de 21 anos.

Plasmann acabou estourando no Cruzeiro, onde se tornou ídolo, referência e um dos principais goleiros do Brasil. Foi um dos maiores responsáveis pelo título da Taça Brasil de 1966, conquistada numa final iluminada dos cruzeirenses em cima do Santos de Pelé. Ficaria no Cruzeiro até 1978, quando foi jogar pelo Flamengo, onde se aposentou no ano de 1983, depois de ser o goleiro do início do apogeu do rubro-negro.


Raul tem em sua história uma marca triste, pois apesar de ser um grandíssimo goleiro, jamais atuou pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Na época, acabou preterido principalmente pelos lendários Leão e por Waldir Perez. Ele ainda teve carreiras, após pendurar as chuteiras, como treinador e comentarista, passando por diversas emissoras.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações