A passagem de Petkovic pelo Vitória

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Petkovic, pelo Vitória, enfrentando o Flamengo

Neste dia 10 de setembro de 2021, Dejan Petkovic, popularmente conhecido apenas como Petkovic, está completando 49 anos de idade. O sérvio teve passagem marcante no Brasil e a história do ex-meia por aqui começa no baiano Vitória, onde ele atuou entre 1997 e 1999.

Revelado no Majdanpek da Sérvia, Petkovic ainda jogou por clubes como Estrela Vermelha, Real Madrid, Sevilla e Racing Santander entre os anos de 1988 até um pouco mais da metade de 1997, quando jogadores da Iugoslávia não conseguiam conquistar seus respectivos espaços no nosso futebol.

Foi então que em uma tarde de outubro, Pet chegou a salvador para assinar contrato com o Vitória. Mesmo novo no elenco, que tinha nomes como os de Bebeto e Túlio Maravilha, o sérvio teve cerca de uma semana para se preparar, já que estrearia no domingo da semana seguinte. Seu primeiro jogo com a camisa do Leão da Barra foi diante do União São João, no Campeonato Brasileiro daquele ano. O meia mostrou seu 'cartão de visita' e conseguiu marcar um dos gols da equipe no empate de 2 a 2.

Com o passar do tempo, Petkovic foi se adaptando ao futebol Brasileiro. Ao final do ano, o time rubro-negro terminou na nona posição do campeonato nacional, mas não se classificou para a fase seguinte, já que o time baiano ficou um ponto atrás do oitavo colocado Juventude. Ao final da temporada, sérvio ainda conseguiu mais um gol dentro dos oito jogos que disputou.

Em 1998, mais familiarizado com o estilo de jogo do Brasil, Pet foi o grande destaque do Rubro-Negro Baiano. O meia começou a edição do Brasileirão daquela temporada sendo artilheiro nos primeiros jogos do time na competição. Mostrava ter muita habilidade quando tinha a bola e também bastante precisão em cobranças de falta. Viveu seu melhor ano no time da Bahia ao marcar 26 gols em 33 jogos disputados em toda a temporada;

Apesar do clube novamente não conseguir se classificar para o mata-mata do Brasileirão, o ano de 1998 foi muito especial para o sérvio. Pet conseguiu anotar 14 tentos no campeonato, igualando os números de jogadores que costumavam ser os grandes artilheiros como era o caso de Oséias e Romário. Porém, o jogador do clube baiano foi superado. Acabou o torneio apenas como o quinto jogador que mais balançou as redes adversárias e o prêmio de maior goleador daquela edição ficou com Viola, atacante do Santos que marcou 21 gols.

Por conta de sua coleção de excelentes atuações pelo Vitória, clubes como Vasco, Fluminense, Cruzeiro e Atlético de Madrid despertaram interesse no jogador. O sérvio chegou a ter acerto com Santos e São Paulo, mas por conta de um acordo junto a Federação Paulista de Futebol, as negociações acabaram não inda para frente e com isso, Petkovic seguiu no time da Bahia.

No ano de 1999, mesmo com a eliminação do Vitória diante do Palmeiras na fase de oitavas de final da Copa do Brasil, Petkovic dividiu a artilharia ao lado de Romário, que atuava no Flamengo. Na decisão do Campeonato Baiano houve polêmica envolvendo o Tricolor Baiano, que afirmou falta de segurança para jogar no Barradão e entrou com uma liminar na Justiça solicitando uma transferência do jogo para a Fonte Nova. O time Rubro-Negro se pronunciou publicamente falando que não havia sido comunicado e foi para o seu estádio no dia do jogo. Enquanto isso, a torcida do Bahia comemorava o título por W.O., em sua casa. Entretanto, até o Poções, que foi terceiro colocado, também entrou com uma liminar na Justiça. O time alegou que o Tricolor escalou dois jogadores que haviam sido suspensos por doping. No final da história, a dupla Ba-Vi dividiram o título estadual daquele ano. Pelo Rubro-Negro Baiano, ganhou a Copa do Nordeste também


Foi então que ainda neste ano, Petkovic saiu do Vitória e rumou para o Venezia da Itália no mês de maio pelo valor de U$ 5 milhões. Em toda a sua passagem pelo Leão da Barra, Pet defendeu as cores do time baiano em 90 partidas e 59 gols anotados. Mesmo passando por outros clubes brasileiros, como Flamengo (em duas oportunidades), Vasco, Fluminense, Goiás, Santos e Atlético Mineiro, além de defender clubes do exterior com Shanghai Shenhua e Al-Ittihad, o meia sérvio devolveu todo o amor recebido ao clube e a torcida dizendo que o seu único time no Brasil é o Rubro-Negro Baiano. Quando encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional, se tornou treinador e chegou a comandar o Leão em 2017, quando o clube estava na Série A do Brasileirão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações