A história de Dinei com o Guarani

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Dinei em uma de suas passagens no Guarani

Claudinei Alexandre Pires, mais conhecido como Dinei, foi durante os anos 1990 uma das grandes figuras do futebol brasileiro. Apelidado de "Talismã da Fiel", o atacante, que completa 51 anos neste dia 10, teve uma forte ligação com outro clube paulista além do Corinthians, já que teve três marcantes passagens pelo Guarani, entre os anos de 1992 e 1998, mas principalmente entre 1996 e 1998.

A primeira vez do atacante no clube bugrino ocorreu ainda no início de carreira. Em 1992, ele foi negociado com a equipe campineira, mas ainda pouco experiente e com pouco destaque, não conseguiu atuar em sua primeira passagem pelo Brinco de Ouro da Princesa. Saiu sem deixar saudades no ano seguinte, passando a atuar então pela Lusa, onde inclusive marcou um gol sobre o Bugre em 1993.

Retornou ao clube campineiro em 1996, quando atuou por alguns meses por empréstimo durante a disputa do Paulistão, estreando em 7 de abril daquele ano, num empate sem gols contra o Mogi Mirim. No total, foram 13 partidas e dois gols antes de retornar ao Coritiba, onde viveria um drama por uma suspensão por uso de cocaína, o qual fez com que o atacante entrasse na reabilitação.

Voltou novamente no ano de 1997, depois de um curto período atuando por outro clube do interior paulista, a Internacional de Limeira após sair do Coxa. Acabou sendo o grande destaque da equipe durante o Brasileirão daquele ano, marcando 10 gols na competição. No total, atuou em 24 partidas pelo Guarani naquele ano. Fez quase um terço dos gols bugrinos no campeonato, já que o time terminou a competição com 36 gols, na parte debaixo da tabela.

No ano seguinte, seguiu no Brinco de Ouro para a disputa do Paulistão. Naquele campeonato, foi bem principalmente na fase preliminar, que o Guarani disputou com outras equipes do interior. No total, ao longo da competição, esteve presente em 17 jogos e marcou oito gols, antes de retornar ao Corinthians, quando cairia nas graças da torcida devido a sua importância na fase decisiva daquele Brasileirão, que o Timão ganhou.


No total, atuando pelo Verdão campineiro, fez 54 partidas e 20 gols, ao longo das quatro passagens, apesar de não atuar em nenhum jogo no ano de 1992. Dinei esteve em atividade até 2003, quando encerrou a carreira atuando pela Briosa, naquele histórico time de Rico e cia.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações