A passagem de José Pekerman pelo Argentinos Júniors

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Pekerman no Argentinos Jrs

José Néstor Pekerman, popularmente conhecido apenas como José Pekerman, está completando 71 anos de idade nesta sexta-feira, dia 3 de setembro. Por isso, no O Curioso do Futebol de hoje, vamos relembrar a passagem do argentino pelo Argentinos Juniors, clube pelo qual passou bom tempo de sua carreira como jogador.

Revelado nas categorias de base do Bicho Colorado, Pekerman conseguiu se destacar e assinou o seu primeiro contrato como jogador de futebol profissional quando tinha apenas 17 anos de vida. Naquele ano, o time do Argentinos Juniors terminou no meio da tabela do campeonato nacional.

Apesar de ter sido promovido ao time profissional em 1966, sua estreia oficial na Primeira Divisão só aconteceu no ano de 1970. Foi em um jogo diante do San Lorenzo, realizado no dia 12 de julho. Naquela oportunidade, Pekerman viu seu time perder por 4 a 0 para o time de Buenos Aires. Foi a partir deste ano que o atleta passou a ganhar mais espaço dentro da equipe e recebeu oportunidades com mais frequência. Somando jogos do Campeonato Metropolitano e o Torneio Reclassificatório, José jogou 6 partidas.

Quase um ano após debutar na elite do futebol argentino, Pekerman marcou o seu primeiro gol pela equipe do Bicho Colorado no dia 27 de junho de 1971. O atleta anotou um tento na marca dos 10 minutos do primeiro tempo e o Argentinos Juniors bateu o Platense pelo placar de 3 a 1 em casa. Neste ano, o atleta disputou 18 jogos no Campeonato Metropolitano e mais 6 na competição nacional, contabilizando 24 partidas e um gol marcado ao todo.

Nas temporadas seguintes, conquistou sua vaga na equipe e se tornou titular. Em 1972, disputou 31 jogos do Campeonato Metropolitano, nove nove no nacional e marcou dois gols. No ano de 1973, José participou de 33 embates e contribuiu para a sua equipe ao anotar seis gols. Já em 1974, esteve presente em 30 partidas e fez dois gols.


Pekerman se despediu do Bicho Colorado após cinco anos como atleta profissional. Defendeu as cores do clube de Buenos Aires em 133 oportunidades e marcou 11 gols. Por todo o seu tempo de dedicação ao clube que o revelou, saiu do Bicho Colorado como ídolo.

Depois de encerrar seu vínculo com o Argentinos Juniors, Pekerman se transferiu para o Independiente de Medellín em 1974 e por lá ficou até 1977. Aos 28 anos de idade, o José sofreu uma grave lesão e teve de abandonar a sua carreira como jogador de futebol profissional de maneira precoce.

Quando se tornou treinador, chegou a comandar o Sub-20 entre 1982 e 1992, além de treinar a seleção de base da Argentina de 1994 a 2001 e a profissional de 2004 a 2006. Esteve recentemente no cargo de técnico da Colômbia de 2012 até a última Copa do Mundo de 2018.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações