A passagem de Capitão pelo Grêmio em 1999

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Capitão defendeu o Grêmio em uma temporada: a de 1999

Oleúde José Ribeiro, popularmente conhecido como Capitão, está completando 55 anos de idade neste dia 19 de setembro. Por isso, vamos relembrar a passagem do ex-volante pelo Grêmio, que aconteceu em 1999. O nome do ex-jogador foi apenas uma tentativa frustrada de seu pai, que queria homenagear Hollywood.

Após ser revelado pelo Cascavel, se tornar ídolo na Portuguesa com duas passagens pelo time rubro-verde (em uma delas foi vice-campeão nacional ao perder a final para o mesmo time gaúcho), e também defender times como Tokyo Verdy e São Paulo, Capitão chegou ao Rio Grande do Sul para assinar contrato com o Grêmio em 1999. Com a camisa do Imortal Tricolor, o atleta voltou a atuar como volante, já que chegou teve de fazer outras funções nos outros clubes que havia passado.

A estreia do volante pela equipe gaúcha aconteceu em uma partida diante do Guarani de Venâncio Aires no Estádio Edmundo Feix, na cidade de Venâncio Aires. A partida foi realizada no dia 13 de março de 1999, em um compromisso pelo Campeonato Gaúcho. Nesta edição da competição estadual, o Tricolor foi campeão e em um dos gols do Grêmio na grande decisão de 3 jogos, Capitão fez uma linda tabela com nada mais nada menos do que Ronaldinho Gaúcho na vitória por 2 a 0 na segunda partida. O volante foi titular em todo o primeiro semestre.

Já no Brasileirão daquela temporada, o Grêmio não conseguiu fazer uma boa campanha e somou apenas 22 pontos em 21 jogos disputados e terminou na 18ª colocação e consequentemente, ficou longe do grupo dos oito primeiros times que se classificariam para o mata mata da competição. O último jogo do Capitão pelo time gremista aconteceu em um confronto diante do Santos no estádio da Vila Belmiro no dia 17 de novembro de 1999. Naquela oportunidade, o Imortal bateu o Peixe pelo placar de 1 a 0.


Ao todo, Capitão defendeu as cores do Imortal Tricolor em 46 oportunidades. Por não ser o seu ofício, acabou não marcando nenhum gol, mas por outro lado, conseguiu conquistar dois títulos no time de Porto Alegre.

Após encerrar seu vínculo com o time gremista, o atleta ainda jogou em clubes como Guarani, Portuguesa Santista, Botafogo-SP, CSA, Sport e ainda teve uma terceira passagem pela Lusa do Canindé. Desta vez, o jogador encerraria a sua carreira como jogador de futebol profissional após defender as cores rubro-verdes já com seus 38 anos de idade em 2004.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações