O Palmeiras campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1993

Com informações do Palmeiras
Foto: arquivo Palmeiras

O time do Palmeiras, mesmo com desfalques, conquistou o Rio São Paulo de 1993

Os anos 90 para o Palmeiras foram uma era de muitos títulos para o Palmeiras. Depois de uma longa fila, o Verdão fez uma parceria com a empresa de laticínios italiana Parmalat e montou uma verdadeira seleção, que gritou campeão várias vezes, entre elas em 7 de agosto de 1993, quando conquistou o Torneio Rio-São Paulo.

A competição entre os principais clubes de São Paulo e Rio de Janeiro não era realizada desde a década de 60. Porém, com a pausa do calendário por conta da Copa América e Eliminatórias da Copa, dirigentes resolveram "ressuscitar" o torneio.

O Palmeiras, que quebrou um longo jejum de títulos em junho de 1993 ao golear o arquirrival Corinthians na final do Campeonato Paulista, foi para a competição com alguns desfalques, como Antônio Carlos e Evair, que estavam na Seleção. Porém, com o time forte montado naquele primeiro semestre, a equipe se tornou uma verdadeira máquina de conquistar títulos e era a favorita.

Ainda comemorando o Paulistão, o Alviverde começou mal o torneio interestadual, empatando com o Flamengo em casa (1 a 1) e perdendo para o Santos na Vila Belmiro (0 a 2). O certame foi curto, não admitindo uma sequência de resultados negativos – contou com apenas oito equipes, divididas em dois grupos, com jogos de ida e volta dentro de suas respectivas chaves, sendo que somente os líderes avançaram para a final. Após as derrotas iniciais, o Verdão voltou a jogar bem e se classificou vencendo o Fluminense duas vezes (3 a 0 e 2 a 0) e o Santos (3 a 0).


Na final, o adversário foi um invicto Corinthians (cinco vitórias e um empate), mas que não conseguiu parar ímpeto de Edmundo no primeiro jogo. O atacante precisou de meros cinco minutos para vazar duas vezes a meta do goleiro Ronaldo. O "Animal" chegou a ser expulso ainda na primeira etapa, mas o Verdão segurou o resultado e levou a vantagem para o jogo da volta.

No segundo confronto, no Pacaembu, em 7 de agosto, com o Verdão atuando praticamente com sua equipe reserva, bastou um 0 a 0 para garantir mais um título palmeirense sob o maior rival e o quarto Torneio Rio-São Paulo da história do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações