O início de Abbondanzieri no Rosário Central

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Abbondanzieri defendeu o Rosario Central por dois anos

Roberto Carlos Abbondanzieri, popularmente conhecido também como Pato Abbondazieri, está completando 49 anos hoje, dia 19 de agosto de 2021. Por isso, vamos falar sobre a passagem do ex-goleiro no Rosário Central, que aconteceu entre 1994 e 1996.

Revelado nas categorias de base dos Canallas, Abbondanzieri assinou seu primeiro contrato como jogador de futebol profissional em 1994. Sua estreia oficial aconteceu no dia 6 de dezembro do mesmo ano, em uma partida diante do Ferro Carril Oeste fora de casa, válida pela 16ª rodada do Torneio Apertura da temporada 1994-1995. Nesta oportunidade, a equipe amarela e azul empatou em 1 a 1. Pato ainda jogou mais um pelo Apertura como titular da equipe.

Já pelo Torneio Clausura, Abbondanzieri jogou em 12 oportunidades e sofreu 14 gols. Com isso, ao longo da temporada 1994-1995, o arqueiro somou 14 jogos e foi vazado em 16 oportunidades.

Na temporada seguinte, Pato se tornou o goleiro titular da equipe nos campeonato nacional. Disputou 19 partidas e sofreu 18 tentos no Torneio Apertura. O goleiro também fez parte do elenco do Rosário Central campeão da Copa Conmebol de 1995. Nesta competição, Abbondanzieri não chegou a atuar pela equipe de Rosario, já que o goleiro que jogaria na competições internacionais era Roberto Bonano. Já no Clausura em 1996, o guarda redes sofreu uma lesão, e com isso, defendeu o time em apenas seis oportunidades.

Já vivendo seus últimos momentos pelo time dos Canallas, Pato passou a atuar também em jogos da Copa Conmebol, já que Bonano foi vendido para o River Plate ao final da temporada anterior. Com isso, além dos 19 jogos do Torneio Apertura, atuou em cinco jogos da competição continental, na qual a equipe chegou as semifinais, mas acabou sendo eliminado pelo Lanús, que mais tarde, se sagraria campeão da Copa Conmebol de 1996.

Seu último jogo oficial com a camisa do Rosário Central aconteceu no dia 23 de dezembro de 1996, em um jogo diante pelo Platense fora de casa. Nessa partida, os Canallas conseguiram um vitória por 3 a 1. Somou ao todo, 62 partidas com a camisa da equipe de Rosario e acabou sendo vazado em 77 oportunidades.


Abbondanzieri encerrou seu ciclo com o Rosário Central após ter seu passe adquirido pelo Boca Juniors, equipe onde conquistou seis títulos argentinos, três Copas Libertadores, duas Sul-Americanas, duas Recopas e ainda um prêmio de melhor goleiro da América do Sul em 2003. Após a sua primeira passagem gloriosa pelo time Xeneize, Pato ainda passou três temporadas no Getafe da Espanha, lugar onde conseguiu o feito de ser o goleiro menos vazado do Campeonato Espanhol na temporada 2006-2007, e retornou ao time azul e Amarelo de Buenos Aires antes de anunciar sua aposentadoria. Ao final da temporada 2009-2010, veio para o Sul do Brasil para defender as cores do Internacional de Porto Alegre. Foi depois desta passagem pelo clube gaúcho, equipe em que o arqueiro conseguiu conquistar mais uma vez a Copa Libertadores em 2010, que o argentino anunciou o fim de sua carreira como jogador de futebol profissional.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações